Sobre as alterações das funções psíquicas elmentares, anali...
I. As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psico orgânicos são: nível de consciência; atenção; orientação; memória; inteligência; e linguagem. II. Delirium é o termo atual mais adequado para designar a maior parte das síndromes confusionais agudas O delirium diz respeito, portanto, aos vários quadros com rebaixamento leve do nível de consciência, acompanhados de desorientação temporoespacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em graus variáveis, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso e ilusões e/ou alucinações, quase sempre visuais. Trata-se de um quadro que mantem-se estável ao longo do dia. III. Os distúrbios neurológicos e neuropsicológicos nos quais se verificam alterações da atenção são, principalmente, aquelas condições em que ocorre alteração da sensopercepção. IV. As ilusões ocorrem basicamente em três condições: estados de rebaixamento do nível de consciência; estados de fadiga grave ou de inatenção marcante; e alguns estados afetivos. V. As alterações mnêmicas da memória envolvem sobretudo a deformação do processo de evocação de conteúdos mnêmicos previamente fixados. O indivíduo apresenta lembrança deformada que não corresponde à sensopercepção original.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (17)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
Vamos analisar e justificar cada alternativa para entender melhor o porquê.
I. As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psico orgânicos são: nível de consciência; atenção; orientação; memória; inteligência; e linguagem.
Esta afirmativa está correta. Transtornos psico-orgânicos, também conhecidos como transtornos neurocognitivos, afetam várias funções psíquicas. Elas incluem o nível de consciência, atenção, orientação, memória, inteligência e linguagem. Estes são frequentemente comprometidos em quadros como demência e delirium.
II. Delirium é o termo atual mais adequado para designar a maior parte das síndromes confusionais agudas. O delirium diz respeito, portanto, aos vários quadros com rebaixamento leve do nível de consciência, acompanhados de desorientação temporoespacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em graus variáveis, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso e ilusões e/ou alucinações, quase sempre visuais. Trata-se de um quadro que mantem-se estável ao longo do dia.
Esta afirmativa está incorreta. Apesar de o delirium incluir muitos desses sintomas como desorientação, dificuldade de concentração e alucinações, ele não se mantém estável ao longo do dia. Na verdade, o delirium apresenta flutuações no nível de consciência e na severidade dos sintomas ao longo do dia, geralmente piorando à noite.
III. Os distúrbios neurológicos e neuropsicológicos nos quais se verificam alterações da atenção são, principalmente, aquelas condições em que ocorre alteração da sensopercepção.
Esta afirmativa está incorreta. Alterações da atenção podem ocorrer em várias condições neurológicas e neuropsicológicas, incluindo, mas não se limitando a, transtornos de ansiedade, TDAH, e transtornos depressivos. Não são exclusivamente associadas a alterações da sensopercepção.
IV. As ilusões ocorrem basicamente em três condições: estados de rebaixamento do nível de consciência; estados de fadiga grave ou de inatenção marcante; e alguns estados afetivos.
Esta afirmativa está correta. As ilusões são percepções distorcidas de um estímulo real e podem ocorrer nesses contextos mencionados.
V. As alterações mnêmicas da memória envolvem sobretudo a deformação do processo de evocação de conteúdos mnêmicos previamente fixados. O indivíduo apresenta lembrança deformada que não corresponde à sensopercepção original.
Esta afirmativa está incorreta. As alterações mnêmicas podem envolver não apenas a deformação da evocação, mas também problemas na fixação e retenção das memórias. Além disso, o conteúdo evocado pode ser uma combinação de eventos reais e fictícios, não correspondendo necessariamente a uma percepção original.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém poderia comentar?
O gabarito C me parece errado. Vejamos:
I. As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psico orgânicos são: nível de consciência; atenção; orientação; memória; inteligência; e linguagem.
Inteligência é uma função psíquica composta, ao passo que a questão fala de funções psíquicas elementares. Além disso, desconheço essa relação entre alteração na Inteligência e transtornos psico-orgânicos.
O gabarito mais correto me parece a alternativa D.
Isaque, na verdade a inteligência, na avaliação do estado mental, é apontada como uma função psíquica elementar. Veja:
"O exame do estado mental faz um recorte transversal do funcionamento mental do paciente. Sua função é a compreensão universal e pontual do paciente, podendo colaborar para uma investigação mais específica dos sintomas.
Para isso, ele avalia através de uma entrevista semi estruturada as funções psíquicas elementares; são estas:
consciência, atenção, sensopercepção, orientação, memória, inteligência, afeto/humor, pensamento, juízo crítico, conduta e linguagem."
Fonte: ufrgs.br/psicopatologia/wiki/index.php?title=Os_processos_semiológicos
Podem dizer aonde está no livro que o item IV está totalmente correto? (IV. As ilusões ocorrem basicamente em três condições: estados de rebaixamento do nível de consciência; estados de fadiga grave ou de inatenção marcante; e alguns estados afetivos.)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo