O regime fluvial do Rio Araguaia [...] está condicionado às ...
O regime fluvial do Rio Araguaia [...] está condicionado às chuvas tropicais de verão, época em que sua feição se modifica completamente, porque ele transborda e inunda muitas léguas de praias, reabastecendo lagos que secam no inverno, alimenta canais, cria ilhas e muda constantemente de leito, numa procura constante para firmar-se em um canal definitivo.
BARBOSA, A. S.; TEIXEIRA NETTO, A.; GOMES, H. Geografia: Goiás-Tocantins. Goiânia: Editora da UFG, 2004. p. 158.
O texto refere-se ao Rio Araguaia, que é caracterizado por
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Transporte Fluvial: no período de 1970 a 1990, esteve ameaçado pela grande quantidade de sedimentação oriunda de assoreamentos e pela diminuição na quantidade de água, que acabou por dificultar a navegação de barcos maiores em muitos trechos do rio, principalmente no trecho acima do município de Aragarças. Em 2007, nos últimos meses do ano, em Aragarças, as águas do rio Araguaia baixaram tanto que foi possível se atravessar o rio andando. Já em fevereiro de 2008, ocorreram enchentes que, em Aruanã, quase cobriram a sede da Associação dos Barqueiros. O que mostra a mudança no ciclo das águas, com atraso das chuvas e chuvas intensas e alguns períodos.
Turismo de Camping: durante a seca, nos meses de junho e agosto, formam-se, em seu leito, ilhas de areia que são utilizadas como área de camping por turistas de várias partes do país. Cadastros realizados em um trecho de cerca de 600 quilômetros do rio no estado de Goiás desde o ano de 1993 pelo extinto Centro Nacional de Quelônios da Amazônia (atual Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios, ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) em colaboração com a também extinta Agência Ambiental de Goiás (atual Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos) mostram que mais de 50 mil pessoas passam pelas áreas de campings montadas entre os municípios de Aragarças e distrito de Luiz Alves (São Miguel do Araguaia) em Goiás.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Araguaia
a) CORRETO - apresentar difícil navegabilidade em decorrência da redução no volume de água em períodos de estiagem, fato que compromete a viabilidade da hidrovia Araguaia-Tocantins. Típico do rio Araguaia o grande recuo na seca inviabiliza as grandes navegações.
b) ERRADO - apresentar nascentes localizadas na fronteira entre Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e percorrer cerca de 1.800 quilômetros no sentido Leste-Norte, tendo como exultório o Rio Tocantins. a nascente do rio se encontra na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros, em Goiás
c) ERRADO - ser denominado de “Rio Grande” pelos indígenas Caiapó e ter sido explorado no tempo das bandeiras para pesca e navegação. a grande exploração do rio foi de ouro que entrou em decadencia em 1770.
d) ERRADO - ser um rio de planície que não apresenta nenhum tipo de barreira natural, como por exemplo cachoeiras, corredeiras ou bancos de areia. os bancos de areia são a maior caracteristica do rio, o que forma a "praia dos goianos".
GB A
LETRA A.
b) Errado. Mato Grosso do Sul não tem relação.
c) Errado.. Não é propício para navegação.
d) Errado. Tem barreiras naturais, como, por exemplo, bancos de areia.
Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães
Sobre a C: Os indígenas da região são os Karajás e não os Caiapós.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo