A penalidade aplicada a João é incabível, uma vez que não h...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1797782 Direito Administrativo
    João, servidor público, aliciou um dos seus subordinados a se filiar ao sindicato da categoria a que ambos pertenciam. Em razão desse fato, instaurou-se processo administrativo contra João para apurar sua conduta funcional. Concluído o procedimento, o chefe da repartição, Antônio, aplicou a pena de advertência por escrito pelo ato praticado.

Considerando a situação hipotética precedente, o disposto na Lei n.º 8.112/1990, os requisitos do ato administrativo e os poderes da administração pública, julgue o item a seguir.
A penalidade aplicada a João é incabível, uma vez que não há previsão legal expressa para a punição funcional pelo ato praticado.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão demanda conhecimento acerca de proibição aplicável aos servidores públicos federais, na forma da Lei nº 8.112/1990 (Estatuto dos Servidores Públicos da União).

O ato praticado pelo servidor na situação hipotética narrada no enunciado da questão consistente em aliciar subordinado para se filiar a sindicato, é proibido por disposição expressa do artigo 117, VII, da Lei nº 8.112/1990. Vejamos abaixo o referido dispositivo legal.

Art. 117.  Ao servidor é proibido:

(...)

VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político.

A violação a proibição prevista no artigo 117, VII, deve ser punida com a penalidade de advertência, na forma do artigo 129 da Lei nº 8.112/1990: 
Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

Verificamos, então, que na hipótese narrada na questão, o servidor violou proibição legal e é cabível a aplicação da sanção de advertência, dado que há disposição legal expressa que ampara a aplicação da referida penalidade. Logo, é incorreta a afirmativa da questão. 
Gabarito do professor: errado. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado.

Art. 117.  Ao servidor é proibido:

VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.                 

Gabarito Errado

Decore as 4 hipóteses de suspensão, aí só vai sobrar a advertência e a demissão. Mesmo não sabendo ao certo qual punição será aplicada, com o bom senso você conseguirá concluir se será caso de demissão (algo muito grave) ou advertência (''nada demais'').

CORRE que lá vem a suspensão.

Os casos de suspensão são:

 

1- Cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, salvo em situações de emergência e transitórias.

 

2- Reincidência em faltas punidas com advertência.

 

 3-Exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função ou com o horário de trabalho.

 

4- suspensão de 15 dias quando o servidor recusar-se a ser submetido a inspeção médica , cessando os efeitos uma vez cumprida a determinação. 

Bons Estudos!

''Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado.” II Crônicas 15:7

Errado

Ao contrário do afirmado na questão, tal proibição está expressamente prevista no art. 117, VII, da Lei nº 8.112/90:Art. 117. Ao servidor é proibido:

VII – coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

Além disso, veja como a referida lei trata acerca da aplicação da penalidade de advertência em relação às proibições do art. 117:

Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

GABARITO ERRADO.

Art. 129 .A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcio­nal previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

---------------------------------

Art. 117. Ao servidor é proibido:

VII – coagir ou aliciar subordinados no sentido de fi­liarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político; [ADVERTÊNCIA]

 XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

CF/88 art.5

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo