Em relação a algumas palavras do texto, marcar C para as af...
Em relação a algumas palavras do texto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(---) No trecho “impressionado bastante a todos pelo grande realismo” (terceiro parágrafo), o verbo “impressionar” é transitivo indireto, sendo assim, deveria haver crase em “à todos”.
(---) O plural do substantivo “segunda-feira” (quarto parágrafo) é “segundas-feiras”.
(---) No trecho “Em 2009, foi realizada, na segunda-feira de carnaval, a primeira Apoteose dos Bonecos Gigantes” (quarto parágrafo), deveria haver crase em “à primeira”, pois é uma locução adverbial constituída de substantivo feminino.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, é necessário compreender concordância verbal e nominal, além de dominar o uso da crase. Vamos analisar cada uma das afirmativas:
Alternativa Correta: B - E - C - E
1ª Afirmativa: "No trecho “impressionado bastante a todos pelo grande realismo” (terceiro parágrafo), o verbo “impressionar” é transitivo indireto, sendo assim, deveria haver crase em “à todos”.
Essa afirmativa está Errada. O verbo "impressionar" é transitivo direto, ou seja, não exige preposição. A expressão correta é "impressionar todos" e não "impressionar a todos". Portanto, não há necessidade de crase.
2ª Afirmativa: "O plural do substantivo “segunda-feira” (quarto parágrafo) é “segundas-feiras”.
Essa afirmativa está Certa. O plural de "segunda-feira" é realmente "segundas-feiras". Ambos os elementos do termo composto devem ir para o plural.
3ª Afirmativa: "No trecho “Em 2009, foi realizada, na segunda-feira de carnaval, a primeira Apoteose dos Bonecos Gigantes” (quarto parágrafo), deveria haver crase em “à primeira”, pois é uma locução adverbial constituída de substantivo feminino.
Essa afirmativa está Errada. A expressão "à primeira" não é uma locução adverbial; é simplesmente a utilização de um artigo definido feminino singular antes de um numeral ordinal. Portanto, não há necessidade de crase, já que não há preposição exigindo a fusão do artigo com a preposição "a".
Portanto, a sequência correta das respostas é: B - E - C - E.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: B
✓ O PRIMEIRO ITEM JÁ FAZ COM QUE ACERTEMOS A QUESTÃO:
➥ (E) No trecho “impressionado bastante a todos pelo grande realismo” (terceiro parágrafo), o verbo “impressionar” é transitivo indireto, sendo assim, deveria haver crase em “à todos” → INCORRETO. Não há crase antes do pronome indefinido TODOS. O correto é somente o uso da preposição "a" que vem regida pelo verbo= a todos.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
É vc mata o primeiro e já faz o gol, mas vamos aos outros..
(❌ ) No trecho “impressionado bastante a todos pelo grande realismo” (terceiro parágrafo), o verbo “impressionar” é transitivo indireto, sendo assim, deveria haver crase em “à todos”.
Quando o "a" está sozinho e a palavra posterior é plural = Não há crase.
Ex: A crise causou temor "a" empresários
___________________________________________________________________
(✔) O plural do substantivo “segunda-feira” (quarto parágrafo) é “segundas-feiras”.
Correto: Não vou descrever todos os casos de plural de substantivos compostos , mas só alguns..
os dois vão para o plural>
Substantivo + sub = couves -flores
Substantivo + adjetivo = Amores perfeitos
Numeral + substantivo = Segundas -feiras
___________________________________________________________________________
(❌) No trecho “Em 2009, foi realizada, na segunda-feira de carnaval, a primeira Apoteose dos Bonecos Gigantes” (quarto parágrafo), deveria haver crase em “à primeira”, pois é uma locução adverbial constituída de substantivo feminino.
a primeira Apoteose dos Bonecos
Incorreta a construção com crase , pois não há crase diante de numeral.
Grosso modo, existem duas temáticas na presente questão: crase e morfologia (plural de substantivo composto).
Discorrendo em linhas lacônicas, Celso Pedro Luft, no introito de Decifrando a Crase, ensina que se usa o acento grave no "a" em duas circunstâncias apenas:
1ª) para sinalizar a crase, isto é, para indicar que o "a" vale por dois: à = a + a;
2ª) para sinalizar preposição "a" em expressões de circunstância com substantivo feminino singular, indicando que não se deve confundir com o artigo "a" (p.ex. escrever à mão, cortar à faca, etc.)
Quanto ao plural de substantivos compostos, ele não obedece a uma regra exclusiva, de modo que há vacilações e dúvidas frequentes. Evanildo Bechara, em Moderna Gramática Portuguesa, p.136, afirma ser imperiosa uma sistematização que minore dúvidas, ainda resistentes. O gramático elenca alguns critérios, mas para o caso em apreço convém somente um:
1) Ambos os elementos variam nos compostos de dois substantivos, de um substantivo e um adjetivo ou de um adjetivo e um substantivo. Exs.:
Amor-perfeito (amores-perfeitos)
Cabra-cega (cabras-cegas)
Gentil-homem (gentis-homens)
Guarda-civil (guardas-civis)
Guarda-mor (guarda-mores)
Lugar-comum (lugares-comuns)
Salário-mínimo (salários-mínimos)
Segunda-feira (segundas-feiras)
(E) No trecho “impressionado bastante a todos pelo grande realismo” (terceiro parágrafo), o verbo “impressionar” é transitivo indireto, sendo assim, deveria haver crase em “à todos”.
Errado. Não pode haver marcação do fenômeno crásico, visto que diante de pronomes indefinidos (excetuando o pronome "outra") é proibido o uso do acento grave. A frase eduzida do texto está correta e dispensa ajustes;
(C) O plural do substantivo “segunda-feira” (quarto parágrafo) é “segundas-feiras”.
Correto. O substantivo composto "segunda-feira" é constituído de duas palavras: um adjetivo (e não numeral) e um substantivo, ambos pertencentes a classes gramaticais variáveis. Logo, os dois elementos flexionam-se: "segundas-feiras";
(E) No trecho “Em 2009, foi realizada, na segunda-feira de carnaval, a primeira Apoteose dos Bonecos Gigantes” (quarto parágrafo), deveria haver crase em “à primeira”, pois é uma locução adverbial constituída de substantivo feminino.
Errado. As lições basilares de gramática ensinam que o sujeito não pode aparecer preposicionado. Se se marcasse o fenômeno crásico, exatamente isso ocorreria. Veja a frase reorganizada e note como a estrutura "a primeira" faz parte do sujeito e por isso mesmo não pode haver marcação da crase:
"A primeira Apoteose dos Bonecos Gigantes foi realizada (...)"
Por fim, frisa-se que a crase ocorre, sim, diante de numerais e confirma-se o fato em frases que constam indicações de horas. Exs.:
I - À uma hora eu chegarei;
II - O trem apitou às cinco em ponto.
Letra B
Não cabe crase diante de pronomes indefinidos.
Ex. de pronomes indefinidos: TODOS, TUDO, ALGO, NADA, NINGUÉM.
O comentário do Matheus Oliveira é grotesco!!! Por exemplo, na indicação de horas, que logicamente envolve numeral, ocorre crase!! Como você pode generalizar e dizer que ela não ocorre diante de numerais?? E mais: "segunda-feira", como disse o Shelking, é substantivo composto por adjetivo e substantivo. Não tem numeral aí.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo