De acordo com a Norma Operacional da Assistência à Saúde SU...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) O Estado quem oferta da Atenção de Média Complexidade e não o Município.
B) Quem garante o acesso à Média Complexidade é o gestor estadual e não Municipal.
D) A União quem oferta a Atenção da Alta Complexidade. Metas financeiras? Não faz sentido já que saúde não visa lucro algum.
Claro que há outros erros específicos e muito mais aprofundados nas letras, mas mostro que podemos analisar por um ponto mais simples, básico. Espero ajudar.
GAB C
GABARITO: C
A)A Atenção de Média Complexidade (MC), mesmo as ações mínimas da média complexidade, compreende um conjunto de ações e serviços ambulatoriais e hospitalares que visam atender os principais problemas de saúde da população, cuja prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos de apoio diagnóstico e terapêutico, que não justifique a sua oferta em todos os municípios do país.
CORREÇÃO:I.4 DA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE
17.A Atenção de Média Complexidade (MC)- compreende um conjunto de ações e serviços ambulatoriais e hospitalares que visam atender os principais problemas de saúde da população, cuja prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos de apoio diagnóstico e terapêutico, que não justifique a sua oferta em todos os municípios do país
B)O processo de Programação Pactuada e Integrada (PPI), coordenado pelo gestor municipal representa o principal instrumento para garantia de acesso da população aos serviços de média complexidade não disponíveis em seu município de residência, devendo orientar a alocação de recursos e definição de limites financeiros para todos os municípios do estado, independente de sua condição de gestão.
CORREÇÃO : 21. O processo de Programação Pactuada e Integrada (PPI), coordenado pelo gestor estadual representa o principal instrumento para garantia de acesso da população aos serviços de média complexidade não disponíveis em seu município de residência, devendo orientar a alocação de recursos e definição de limites financeiros para todos os municípios do estado, independente de sua condição de gestão.
C)A responsabilidade do Ministério da Saúde sobre a política de alta complexidade/custo se traduz em algumas atribuições: definição de normas nacionais; controle do cadastro nacional de prestadores de serviços; e vistoria de serviços, quando lhe couber, de acordo com as normas de cadastramento estabelecidas pelo próprio Ministério da Saúde.
D)CORREÇÃO:25-Os municípios que tiverem em seu território serviços de alta complexidade/custo, quando habilitados em Gestão Plena do Sistema Municipal, deverão desempenhar as funções referentes à organização dos serviços de alta complexidade em seu território, visando assegurar o comando único sobre os prestadores,destacando-se:
a -a programação das metas físicas e financeiras dos prestadores de serviços, garantindo a possibilidade de acesso para a sua população e para a população referenciada conforme o acordado na PPI e no Termo de Garantia de Acesso assinado com o estado
b -realização de vistorias no que lhe couber, de acordo com as normas do Ministério da Saúde
c -condução do processo de contratação
d -autorização para realização dos procedimentos e a efetivação dos pagamentos (créditos bancários)
e -definição de fluxos e rotinas intramunicipais compatíveis com as estaduais
f -controle, avaliação e auditoria de serviços
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo