Em 'um maneirista da própria sombra' (L.5) e 'chegou lá' (L....

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q84930 Português
Imagem 002.jpg

Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue
os itens a seguir.

Em 'um maneirista da própria sombra' (L.5) e 'chegou lá' (L.11), as aspas são empregadas com a função de realçar ironicamente as expressões.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO

Trata-se de aspas que denotam função estilística, o autor quis usar expressões populares em lugar de palavras formais, desta forma, utilizando das aspas para deixar visível o linguajar informal em um texto formal.

Exemplo: Escritor que nunca ''chegou lá''
                  Escritor que nunca teve sucesso.

keep studying!
A primeira áspas se refere à trascrição de parte do texto de Eusébio de Mattos
Caros amigos, entendi d seguinte maneira: 

O uso da aspas ocorre para: 1) Isolar palavras alheias numa citação; 2) realçar termos, expressões, conceitos, definições, 3) salientar palavras e expressões que deseja por em evidência (ironias, sentido figurados, termos populares gírias, estrangeirismos, palavras de uso não comum) – podem também vir sublinhados (grifo, itálico) em vez de aspas; 4) Isolar do contexto falas ou pensamentos de personagens; 5) destacar títulos de jornais, revistas, livros, e legendas.
Na questão, o uso da aspas em “um maneirista da própria sombra” decorre de uma citação de Eusébio Matos. Já no segmento  “chegou lá” o uso da aspas indica que o autor quis por em evidências como forma de: ironia, emprego conotativo, figurado, termos populares e gírias, estrangeirismos, palavras de uso não comum.  
Portanto, está correto o  emprego das aspas nas duas ocorrências, mas a função delas são diferentes: na primeira faz uma citação, nas segunda ironiza - coloca a expressão em evidencia. Ou seja, o autor não ironiza  nas duas ocorrências da aspas, como sugere a questão.

Base: Profº Josué Alves.

GAB. ERRADO

 Em "um maneirista da própria sombra", as aspas são empregadas por se tratar de uma citação da crítica escrita por Eusébio de Mattos.

 Em "chegou lá", as aspas são empregadas por se tratar de uma expressão idiomática (geralmente associadas às gírias, aos jargões e aos regionalismos).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo