A queimadura no rosto de uma das empregadas atingiu todas as...
Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - errado.
Para entender melhor essa questão, é importante ter conhecimento sobre os diferentes graus de queimaduras e como elas afetam a pele. As queimaduras são classificadas de acordo com a profundidade do dano tecidual em:
- Queimaduras de primeiro grau: Atingem apenas a camada mais superficial da pele, a epiderme. Causam vermelhidão, dor e inchaço.
- Queimaduras de segundo grau: Afetam a epiderme e parte da derme (a camada intermediária da pele). São caracterizadas por bolhas, dor intensa e inchaço.
- Queimaduras de terceiro grau: Danificam todas as camadas da pele, podendo atingir tecidos mais profundos como músculos e ossos. A área pode ficar branca ou carbonizada e é geralmente indolor devido à destruição das terminações nervosas.
No enunciado, uma das empregadas sofreu queimadura de segundo grau no rosto. Isso significa que sua lesão atingiu a epiderme e a derme, mas não todas as camadas da pele, que seria o caso de uma queimadura de terceiro grau.
Portanto, a afirmação de que a queimadura no rosto da empregada atingiu todas as camadas da pele da vítima está incorreta. Daí a justificativa para a resposta ser E - errado.
O tempo de afastamento da empregada, que foi de 17 dias, também é compatível com a recuperação de uma queimadura de segundo grau, que tende a ser mais grave que a de primeiro grau, mas não tão severa quanto a de terceiro grau.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1) Queimaduras de primeiro grau: o calor destrói apenas a camada superficial da pele, ou seja, a epiderme. No local da lesão, surgem vermelhidão, inchaço e forte sensação de ardência. Geralmente, não há formação de bolhas. A queimadura provocada pela exposição ao sol é um exemplo típico de queimadura de primeiro grau.
2) Queimaduras de segundo grau: ocorre a destruição de camadas mais profundas da pele (toda a epiderme e parte da derme). Sua principal característica é a formação de bolhas, cheias de um líquido amarelo-claro que serve de proteção contra infecções por germes encontrados normalmente na pele;
3) Queimaduras de terceiro grau: são as mais profundas. Não há a formação de bolhas, porque as camadas mais superficiais da pele morrem imediatamente. Nos episódios mais graves, músculos, vísceras e até os ossos podem ser atingidos. Na maior dos casos, o paciente não se queixa de dor, porque as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade aos estímulos dolorosos foram destruídas.
A questão menciona 17 dias de afastamento para a que sofreu queimaduras de 2º grau (destruição de camadas mais profundas da pele -epiderme e parte da derme) e a outra retornou em 3 dias, mas a questão não menciona o tipo de queimadura da mesma. Entende-se que, pelo tempo de afastamento (apenas 3 dias), a lesão foi menos grave e se a mais grave não atingiu todas as camadas da pele, certamente a menos grave também não.
Portanto, a assertiva esta INCORRETA.
Não fala que foi da primeira ou da segunda e sim de uma das duas.
o respingo teria que ser muito grande, para cobrir todo o rosto.
o respingo teria que ser muito grande, para cobrir todo o rosto.
o respingo teria que ser muito grande, para cobrir todo o rosto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo