A deficiência da 21-hidroxilase (CYP21A2) causa defeitos na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541150 Medicina
A deficiência da 21-hidroxilase (CYP21A2) causa defeitos na conversão dos precursores do cortisol da supra-renal, em alguns casos, da aldosterona e, por vezes, hiponatremia e hiperpotassemia graves. Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:

I - A forma com perda de sal é a mais grave e responsável por 70% dos casos clássicos de deficiência de 21-hidroxilase; há deficiência completa na atividade enzimática, que resulta em níveis muito baixos de cortisol e aldosterona. Como a secreção de aldosterona é mínima, perde-se sal, o que leva à hiponatremia, hiperpotassemia e maior atividade da renina plasmática.
II - Deficiência não clássica da 21-hidroxilase é mais comum do que a deficiência da 21- hidroxilase. A incidência varia de 1/1000 a 1/2000 nascidos vivos em pessoas brancas (0,1 a 0,2%) e de 1 a 2% em certos grupos étnicos (por exemplo, judeus asquenazes). A deficiência não clássica de 21-hidroxilase causa uma forma menos grave da doença em que há 20 a 50% de atividade da 21- hidroxilase (em comparação com a atividade de 0 a 5% na deficiência clássica de 21- hidroxilase).

III - Crianças com deficiência não clássica de 21-hidroxila têm sintomas no nascimento e, geralmente, se manifestam somente na adolescência.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda a deficiência da 21-hidroxilase, uma enzima crucial na síntese de cortisol e aldosterona nas glândulas supra-renais. Analisando as alternativas, assinala-se a correta como a alternativa A - "Somente os itens I e II estão corretos". O item I é correto ao descrever a forma clássica com perda de sal da deficiência de 21-hidroxilase, caracterizada pela deficiência completa na atividade enzimática, resultando em níveis muito baixos de cortisol e aldosterona, levando à hiponatremia e hiperpotassemia devido à perda de sal. O item II também está correto ao afirmar que a deficiência não clássica da 21-hidroxilase é mais comum que a forma clássica e apresenta uma atividade enzimática residual de 20 a 50%, resultando em uma forma menos grave da doença. Por outro lado, o item III está incorreto, pois crianças com deficiência não clássica de 21-hidroxilase não costumam apresentar sintomas ao nascimento, mas sim na adolescência ou na idade adulta, quando surgem sinais de hiperandrogenismo. Portanto, a resposta correta é a alternativa A, pois somente os itens I e II estão corretos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo