Um hospital de média e alta complexidade que atende paciente...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Biológico
A questão refere-se à identificação de um tipo de risco ambiental a que a equipe de saúde de um hospital estava exposta, especificamente em relação a uma profissional que contraiu o vírus H1N1, causador de síndromes respiratórias graves. Para resolver esta questão, é necessário o conhecimento da Norma Regulamentadora nº 9 (NR 9), que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e a classificação dos riscos ambientais.
Os riscos ambientais são classificados em físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. No caso da questão, estamos buscando identificar em qual dessas categorias se encaixa a exposição ao vírus H1N1:
- Riscos físicos: relacionados a condições como ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiação, entre outros.
- Riscos químicos: resultantes da presença de substâncias químicas, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores.
- Riscos biológicos: englobam vírus, bactérias, fungos, parasitas, protozoários, entre outros micro-organismos que podem causar danos à saúde.
- Riscos ergonômicos: associados à organização do trabalho, esforço físico intenso, levantamento de peso, postura inadequada, jornadas de trabalho prolongadas, trabalho em turno e noturno, monotonia e repetitividade, entre outros.
- Riscos de acidentes: incluem máquinas e equipamentos sem proteção, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, eletricidade, entre outros fatores que podem causar acidentes.
No cenário descrito, a profissional de saúde foi exposta a um risco biológico devido ao contato com o vírus H1N1. Portanto, a alternativa correta é a E, que indica o risco biológico como o tipo de risco ambiental ao qual a profissional esteve exposta. Essa categoria de risco é caracterizada pela presença de agentes biológicos que podem afetar a saúde do trabalhador, como é o caso do vírus mencionado.
É essencial para profissionais que atuam na área da saúde e para aqueles que preparam-se para concursos públicos, ter um entendimento completo sobre os tipos de riscos ambientais e como eles podem afetar a saúde dos trabalhadores, para assim garantir medidas de prevenção e controle efetivas no ambiente de trabalho.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Silicose - silíca
Antracose - Carvão mineral
Bissinose - Poeira de algoodão
9.1.5.1 Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.
9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros
LETRA E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo