Assinale a opção correta acerca do aspecto ético no atendime...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos analisar a questão sobre o aspecto ético no atendimento psicológico institucional, buscando entender profundamente o tema e as alternativas.
A alternativa correta é a D - Existindo incompatibilidade entre o procedimento utilizado pelo psicólogo e as normas institucionais, cabe ao psicólogo recusar-se a prestar seus serviços.
Vamos entender por que essa é a resposta correta e analisar as alternativas incorretas.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa D está correta porque, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o psicólogo deve garantir que suas práticas estejam alinhadas com os princípios éticos da profissão. Quando há uma incompatibilidade entre as normas institucionais e os procedimentos considerados adequados e éticos na Psicologia, é dever do psicólogo recusar-se a prestar serviços que possam violar esses princípios. Isso assegura que o trabalho do psicólogo não comprometa a integridade e a ética profissional.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - As técnicas utilizadas devem ser submetidas à apreciação de um comitê de ética.
Essa alternativa está incorreta porque, embora a apreciação de técnicas por um comitê de ética seja uma prática comum em algumas instituições, ela não é uma exigência específica estabelecida pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. O psicólogo deve seguir os princípios éticos da profissão e as normas do Conselho Federal de Psicologia, mas não necessariamente cada técnica precisa de aprovação por um comitê em todas as situações.
B - O trabalho do psicólogo deve ser guiado exclusivamente pelas normas éticas da instituição em toda sua conduta junto ao paciente.
Essa alternativa está incorreta porque o psicólogo deve ser guiado pelas normas e princípios éticos da profissão estabelecidos pelo Conselho Federal de Psicologia, e não exclusivamente pelas normas da instituição onde trabalha. As normas da instituição não podem sobrepor-se ao Código de Ética Profissional do Psicólogo.
C - É vedado ao psicólogo fazer análise crítica ou histórica da realidade política, econômica ou social da instituição que abriga seu paciente.
Essa alternativa está incorreta porque não é vedado ao psicólogo fazer uma análise crítica ou histórica da realidade política, econômica ou social da instituição. Pelo contrário, compreender o contexto social, econômico e político da instituição pode ser fundamental para um atendimento psicológico adequado e contextualizado.
Espero que essa explicação tenha sido clara e que agora você compreenda melhor as diretrizes éticas que guiam o trabalho do psicólogo em instituições. Se tiver mais dúvidas, estarei aqui para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 3º - O psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização, considerará a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua compatibilidade com os princípios e regras deste Código.
Parágrafo único: Existindo incompatibilidade, cabe ao psicólogo recusar-se a prestar serviços e, se pertinente, apresentar denúncia ao órgão competente.
(Código de Ética Profissional do Psicólogo)
Art. 20º c) - Divulgará somente qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão;
Artº 1 c) - Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS III. - O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
Art.º 3 - Parágrafo único: Existindo incompatibilidade, cabe ao psicólogo recusar-se a prestar serviços e, se pertinente, apresentar denúncia ao órgão competente.
não identifiquei o erro da alternativa A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo