Em relação às linguagens de banco de dados SQL, DDL e DML, j...
Em relação às linguagens de banco de dados SQL, DDL e DML, julgue o item que se segue.
Na DDL, que é uma linguagem declarativa, é descrito o que se deseja fazer, em vez de como fazê-lo, como comandos para definir tabelas e procedures, tal qual exemplificado a seguir.
CREATE TABLE <tablename> (col1 int, col2 int, col3 int)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - certo.
Vamos entender o motivo:
A questão aborda dois componentes essenciais das linguagens de banco de dados: DDL (Data Definition Language) e DML (Data Manipulation Language).
DDL é uma linguagem declarativa usada para definir e modificar a estrutura dos objetos do banco de dados, como tabelas, índices e views. Exemplos de comandos DDL incluem CREATE, ALTER e DROP. Esses comandos são usados para criar, alterar ou eliminar objetos no banco de dados. No exemplo dado, o comando CREATE TABLE <tablename> (col1 int, col2 int, col3 int) é um comando típico de DDL que cria uma nova tabela com três colunas.
Por outro lado, a DML é usada para manipular os dados dentro das estruturas definidas pelo DDL. Os comandos DML incluem INSERT, UPDATE, DELETE e SELECT. Esses comandos são usados para inserir, atualizar, deletar e consultar dados nas tabelas do banco de dados.
A questão menciona que a DDL é uma linguagem declarativa, o que significa que ela descreve o quê deve ser feito, e não como deve ser feito. Por exemplo, ao usar um comando CREATE TABLE, você está especificando que uma tabela deve ser criada com determinadas colunas, mas não está preocupando-se com os detalhes de implementação internos do banco de dados para criar essa tabela.
Portanto, a afirmação de que na DDL é descrito o que se deseja fazer, em vez de como fazê-lo, está correta. A DDL define a estrutura dos dados e as relações entre eles, enquanto a forma exata como o banco de dados implementa essas estruturas é gerenciada pelo sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS).
Assim, a alternativa C - certo está correta.
Espero que esta explicação tenha lhe ajudado a entender melhor os conceitos de DDL e DML. Se tiver mais dúvidas, estarei aqui para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: Certo.
A questão está muito boa para ficar nos resumos.
Só vou deixar uma definição para agregar ao material dos senhores.
DDL Procedurais:
São baseadas em procedimentos.
Envolve a execução de um conjunto de instruções sequenciais.
Exemplos incluem o uso de blocos de código ou scripts que alteram a estrutura do banco de dados passo a passo.
DDL Não Procedurais:
São declarativas e especificam o que precisa ser feito, mas não a ordem exata ou como realizar a tarefa.
Exemplos incluem instruções como CREATE, ALTER, e DROP, onde você declara a alteração desejada, mas o sistema decide como executá-la.
Linguagem DDL ≠ Linguagem DML
A primeira é uma linguagem declarativa (mostra o que se deseja fazer).
A segunda é uma linguagem procedural (mostra como fazer).
a formulação da questão está confusa e passível de recurso, uma vez que a DDL é uma linguagem tanto declarativa quanto procedural, logo, a afirmativa coloca ela como declarativa com opção de execução de procedures.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo