A palavra PERMANÊNCIA deriva do verbo “permanecer” e é form...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2468932 Português
Leia o texto a seguir:


Nasa adia missões para enviar astronautas à Lua


Viagem à órbita do satélite passa para 2025 e tentativa de
pouso, para 2026




Com parceiros enfrentando desafios para o desenvolvimento de espaçonaves, a Nasa anunciou nesta terça-feira (9) a mudança das datas das próximas duas missões com astronautas à Lua.


Ambas foram adiadas quase um ano para dar mais tempo às equipes da Artemis para trabalharem, segundo o administrador da agência espacial americana, Bill Nelson.


A nova programação "reconhece os desafios reais de desenvolvimento que foram enfrentados por nossos parceiros da indústria", acrescentou Amit Kshatriya, chefe da estratégia de exploração da Lua e de Marte.


A Artemis 2, antes planejada para o final deste ano, ficou para setembro de 2025. A missão prevê um voo na cápsula Orion, construída pela Lockheed, ao redor do satélite.


A missão deve ser comandada por Reid Wiseman, engenheiro de sistemas e piloto de provas, e ter como piloto Victor Glover, engenheiro de sistemas. Os outros dois tripulantes são a engenheira elétrica Christina Koch e o mestrando em física Jeremy Hansen, o único canadense.


Essa deve ser a primeira vez que quatro pessoas voam para o satélite. Nas missões do programa Apollo, eram três.


Artemis 3, por sua vez, passou de final de 2025 para setembro de 2026. Nesta, o objetivo é fazer uma alunissagem no polo sul.


De acordo com a Nasa, após o pouso, a primeira missão da tripulação será checar se todos os sistemas estão adequados para a permanência no solo lunar. Caso esteja tudo funcionando, o grupo terá algumas horas para comer e descansar antes de iniciar uma série de experimentos.


Durante as caminhadas no satélite, estão previstas captação de fotos e vídeos, pesquisa geológica e coleta de amostras.



Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2024/01/nasa-adia-missoes-comastronautas-a-lua.shtml. Acesso em: 21 mar. 2024.



A palavra PERMANÊNCIA deriva do verbo “permanecer” e é formada por derivação sufixal. Esse mesmo processo é atestado na palavra:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a derivação sufixal, que é um dos processos de formação de palavras na língua portuguesa. Esse processo ocorre quando um sufixo é adicionado a uma palavra já existente (a base), criando uma nova palavra com significado modificado. No caso do verbo “permanecer”, ao adicionar o sufixo -ência, forma-se a palavra “permanência”.

Para resolver a questão, é preciso identificar qual das alternativas apresenta uma palavra formada pelo mesmo processo de derivação sufixal.

A alternativa correta é a C - anuência.

Justificativa:

  • Anuência é formada pelo mesmo processo de derivação sufixal a partir do verbo “anuir” + sufixo -ência, assim como em “permanência” de “permanecer”.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - ciência: Não é derivada de um verbo com o sufixo -ência. A palavra tem origem no latim scientia, sem relação direta com um verbo em português.
  • B - essência: Apesar de possuir o sufixo -ência, não deriva de um verbo em português. A palavra vem do latim essentia.
  • D - coerência: Apesar de conter o sufixo -ência, sua formação também não é a partir de um verbo em português. Deriva do latim cohaerentia.

Assim, apenas anuência segue o mesmo processo de formação da palavra “permanência”, tornando a alternativa C a resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab.C

Anuência = vem do verbo ANUIR

.....As demais mais palavras não derivam de outras.

Para quem não entendeu, a questão quer o substantivo que deriva do verbo, no caso ambos são substantivos abstratos (derivação regressiva).

Foi o que interpretei!

A resposta correta é a alternativa C: anuência.

A formação da palavra "permanência" ocorre por derivação sufixal, ou seja, é acrescentado o sufixo "-ência" ao verbo "permanecer". Esse mesmo processo se aplica à palavra "anuência", que deriva do verbo "anuir" com a adição do mesmo sufixo "-ência".

A) ciência: Não deriva de um verbo diretamente; trata-se de uma palavra de origem latina ligada ao conhecimento.

B) essência: Deriva do substantivo latino "essentia", relacionado ao verbo "ser" (não ao português diretamente).

D) coerência: Deriva do verbo "coerir", mas o processo aqui pode ser entendido como uma relação mais etimológica do latim, não diretamente do português como em "permanência" e "anuência".

fonte: gpt

vou sair do Brasil,não fazer prova que tenha português....

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo