A palavra PERMANÊNCIA deriva do verbo “permanecer” e é form...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2468932 Português
Leia o texto a seguir:


Nasa adia missões para enviar astronautas à Lua


Viagem à órbita do satélite passa para 2025 e tentativa de
pouso, para 2026




Com parceiros enfrentando desafios para o desenvolvimento de espaçonaves, a Nasa anunciou nesta terça-feira (9) a mudança das datas das próximas duas missões com astronautas à Lua.


Ambas foram adiadas quase um ano para dar mais tempo às equipes da Artemis para trabalharem, segundo o administrador da agência espacial americana, Bill Nelson.


A nova programação "reconhece os desafios reais de desenvolvimento que foram enfrentados por nossos parceiros da indústria", acrescentou Amit Kshatriya, chefe da estratégia de exploração da Lua e de Marte.


A Artemis 2, antes planejada para o final deste ano, ficou para setembro de 2025. A missão prevê um voo na cápsula Orion, construída pela Lockheed, ao redor do satélite.


A missão deve ser comandada por Reid Wiseman, engenheiro de sistemas e piloto de provas, e ter como piloto Victor Glover, engenheiro de sistemas. Os outros dois tripulantes são a engenheira elétrica Christina Koch e o mestrando em física Jeremy Hansen, o único canadense.


Essa deve ser a primeira vez que quatro pessoas voam para o satélite. Nas missões do programa Apollo, eram três.


Artemis 3, por sua vez, passou de final de 2025 para setembro de 2026. Nesta, o objetivo é fazer uma alunissagem no polo sul.


De acordo com a Nasa, após o pouso, a primeira missão da tripulação será checar se todos os sistemas estão adequados para a permanência no solo lunar. Caso esteja tudo funcionando, o grupo terá algumas horas para comer e descansar antes de iniciar uma série de experimentos.


Durante as caminhadas no satélite, estão previstas captação de fotos e vídeos, pesquisa geológica e coleta de amostras.



Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2024/01/nasa-adia-missoes-comastronautas-a-lua.shtml. Acesso em: 21 mar. 2024.



A palavra PERMANÊNCIA deriva do verbo “permanecer” e é formada por derivação sufixal. Esse mesmo processo é atestado na palavra:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a derivação sufixal, que é um dos processos de formação de palavras na língua portuguesa. Esse processo ocorre quando um sufixo é adicionado a uma palavra já existente (a base), criando uma nova palavra com significado modificado. No caso do verbo “permanecer”, ao adicionar o sufixo -ência, forma-se a palavra “permanência”.

Para resolver a questão, é preciso identificar qual das alternativas apresenta uma palavra formada pelo mesmo processo de derivação sufixal.

A alternativa correta é a C - anuência.

Justificativa:

  • Anuência é formada pelo mesmo processo de derivação sufixal a partir do verbo “anuir” + sufixo -ência, assim como em “permanência” de “permanecer”.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - ciência: Não é derivada de um verbo com o sufixo -ência. A palavra tem origem no latim scientia, sem relação direta com um verbo em português.
  • B - essência: Apesar de possuir o sufixo -ência, não deriva de um verbo em português. A palavra vem do latim essentia.
  • D - coerência: Apesar de conter o sufixo -ência, sua formação também não é a partir de um verbo em português. Deriva do latim cohaerentia.

Assim, apenas anuência segue o mesmo processo de formação da palavra “permanência”, tornando a alternativa C a resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab.C

Anuência = vem do verbo ANUIR

.....As demais mais palavras não derivam de outras.

Para quem não entendeu, a questão quer o substantivo que deriva do verbo, no caso ambos são substantivos abstratos (derivação regressiva).

Foi o que interpretei!

A resposta correta é a alternativa C: anuência.

A formação da palavra "permanência" ocorre por derivação sufixal, ou seja, é acrescentado o sufixo "-ência" ao verbo "permanecer". Esse mesmo processo se aplica à palavra "anuência", que deriva do verbo "anuir" com a adição do mesmo sufixo "-ência".

A) ciência: Não deriva de um verbo diretamente; trata-se de uma palavra de origem latina ligada ao conhecimento.

B) essência: Deriva do substantivo latino "essentia", relacionado ao verbo "ser" (não ao português diretamente).

D) coerência: Deriva do verbo "coerir", mas o processo aqui pode ser entendido como uma relação mais etimológica do latim, não diretamente do português como em "permanência" e "anuência".

fonte: gpt

vou sair do Brasil,não fazer prova que tenha português....

Verbo anuir, que piada, nem sabia que isso existia

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo