Inúmeras são as histórias de amor que se tornaram obras de a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2338060 Educação Artística
Inúmeras são as histórias de amor que se tornaram obras de arte; outras histórias foram criadas por diversos autores e obtiveram enorme repercussão; algumas se tornaram lendas e até se discute se os fatos narrados aconteceram ou não. Em comum, tem-se o fato de que elas inspiraram pessoas pelos séculos. Vejamos três exemplos:

I- Os amantes de Teruel: a lenda, ou a história, conhecida desde o século XIII, de um casal (Diego e Isabel) que brincava na infância e se apaixonou na adolescência a ponto de planejar o casamento. Entretanto, pelo fato de o pai da moça não aceitar o enlace dos jovens, o casal concordou em realizar o matrimônio após 5 anos, tempo em que Diego voltaria das Cruzadas e teria honrarias e dinheiro. Passado o prazo do acordo, Isabel foi levada a casar-se com D. Pedro de Azagra. Após o retorno de Diego e de toda a sua decepção por ver Isabel casada, ele pediu desesperadamente por um beijo dela, em prova de amor, mas ela, com receio de pecar, traindo o marido, recusou. Diego, diante de tamanha tristeza pela rejeição, caiu morto. Isabel ficou muito triste, foi ao velório de Diego e, em meio ao desespero por ter perdido seu único e verdadeiro amor, beijou o cadáver de forma tão intensa que seu coração parou. As famílias se reuniram e, juntamente com o marido dela, decidiram enterrá-los juntos, para nunca mais se separarem. Essa história recebeu diversas adaptações teatrais e alguns acreditam que chegou a inspirar Shakespeare na criação de Romeu e Julieta. A bela igreja gótica de São Pedro em Teruel possui um monumento funerário realizado pelo escultor Juan de Ávalos em homenagem a essa tragédia. Este artista fez com que as mãos das estátuas não se toquem propositalmente, provavelmente em referência ao amor não realizado pelos falecidos.


II- Romeu e Julieta: é uma das histórias mais conhecidas de todos os tempos. Escrita originalmente para a dramaturgia, a peça apresenta-se em cinco atos. William Shakespeare, 1564-1616, é o criador dessa obra literária do gênero trágico que conta a história de dois adolescentes tão perdidamente apaixonados que, em meio à impossibilidade de viver seu amor, em razão da rivalidade entre as famílias deles, cometeu suicídio. Shakespeare foi um dramaturgo e poeta britânico dos mais famosos autores literários de todos os tempos, e tem outras obras colossais como Otelo, Hamlet, Macbeth, entre diversas outras. Romeu e Julieta inspirou e foi tema de músicas, peças teatrais, pinturas, esculturas e muitas outras vertentes artísticas, como o cinema que teve, por exemplo, a adaptação para este meio na versão Romeu + Julieta (1996), de Baz Luhrmann.


III- Taj Mahal: é uma imensa obra arquitetônica edificada na cidade de Agra, na Índia, a qual recebeu a alcunha de “Maior prova de amor do mundo”. O monumento foi construído no governo de Shah Jahan, V Imperador Mongol na Índia, com o objetivo de ser o sepulcro (como forma de prestar tributo) da sua terceira e preferida esposa, Aryumand Banu Begam, que morreu ao dar à luz ao seu 14° filho. O mausoléu levou cerca de 20 anos para ser erguido. O monumento, feito em mármore branco e muitos tipos de pedras preciosas (jade, ametista, turquesa, lápis-lazúli, cristal, ouro), contou com a força de trabalho de mais de 20 mil homens. O imperador passou a chamar sua esposa de “Mumtaz Mahal”, que significa “a joia do palácio”. Após a sua morte, Shah Jahan, também foi lá sepultado, ao lado de sua esposa. O local é um dos mais visitados da Índia e possui ainda um imenso jardim em seu entorno. Um imenso espelho de água, à frente da edificação, embeleza ainda mais a vista do prédio. AUNESCO classificou o Taj Mahal como Patrimônio da Humanidade. Este mausoléu foi eleito pela organização suíça New Open World Corporation (NOWC) como uma das sete maravilhas do mundo moderno.



Marque, entre as alternativas abaixo, a que apresenta apenas imagens que se relacionam respectivamente com as obras citadas anteriormente:
Alternativas