[Questão Inédita] No contexto de Cloud Computing, o que cara...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C
IaaS (Infraestrutura como Serviço) é um modelo de computação em nuvem que oferece recursos de computação, armazenamento e rede sob demanda. Os clientes pagam conforme o uso dos recursos, que podem ser hospedados em nuvem pública, privada ou híbrida.
IaaS - modelo de computação em
nuvem com recursos de computação , armazenamento e rede sob demanda , nesse serviço os clientes pagam de acordo com o uso dos recursos , pode ser hospedados em nuvem pública , privada e híbrida
Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço), conhecida como IaaS, é o serviço de computação em nuvem formado por recursos automatizados e escaláveis. Ela se caracteriza por promover a mudança completa da infraestrutura física da empresa que a contrata. Isso significa que os processos de virtualização, rede e servidores são executados pela fornecedora do serviço. Independentemente da companhia contratada para disponibilizar, a IaaS tem uma estrutura similar, além de apresentar um funcionamento simples. As empresas contratantes podem adquirir recursos conforme a demanda de suas operações. A finalidade da IaaS é simplificar a rotina das empresas, eliminando a necessidade de configuração ou gerenciamento de uma infraestrutura complexa. Dessa maneira, elas pagam somente pelos recursos que utilizam.
Platform as a Service (Plataforma como Serviço), ou PaaS, é uma estrutura de implantação e desenvolvimento pronta na nuvem. Logo, a empresa que a contrata se torna responsável apenas pela parte da aplicação.
Geralmente, esse modelo é utilizado na área de desenvolvimento, permitindo que os desenvolvedores construam novos sistemas com base nessas plataformas em nuvem. A PaaS também possibilita ao usuário criar, hospedar e gerenciar um software próprio, exigindo apenas acesso à internet. O objetivo da PaaS é otimizar o trabalho dos desenvolvedores. Afinal, ela possibilita o desenvolvimento, a execução e o gerenciamento de sistemas, sem a obrigação de manter uma infraestrutura, o que é comum nesse tipo de processo.
O Software as a Service (Software como Serviço), também chamado de SaaS, se configura como um modelo de armazenamento que dá total acesso ao cliente. Assim, não há a necessidade de comprar o serviço para utilizá-lo.
Portanto, todos os recursos são fornecidos pelo provedor, e o cliente só precisa de um login e senha para acessar a plataforma. O usuário pode comprar uma licença para acessar o software disponibilizado na nuvem, formato em que os recursos podem ser limitados. Ele também pode pagar uma taxa fixa ou um valor conforme o uso da plataforma. O uso de um software SaaS requer acesso à internet e os dados armazenados no local podem ser acessados por meio de qualquer dispositivo. Trata-se de um jeito de as empresas utilizarem tipos de software online, sem ter que instalá-los, fazer manutenção ou atualizá-los.
A - SaaS
B - PaaS
C - IaaS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo