LER e DORT são as siglas para Lesões por Esforços Repetitivo...
LER e DORT são as siglas para Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, sendo doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais. Alguns especialistas e entidades preferem utilizar a sigla L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo). Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo.
I. Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias e as mialgias em diversos locais do corpo.
II. Existem predisposições individuais que aumentam a possibilidade do trabalhador
desenvolver LER/DORT: variações congênitas do aparelho locomotor, enfermidades
associadas, estresse, distúrbios psicológicos, estilo de vida, além de fatores culturais,
sociais e econômicos.
III. A ansiedade, a depressão e outros distúrbios psicológicos podem, também, gerar ou agravar a tensão muscular. Em muitos casos, a insatisfação com o trabalho, ou outro componente emocional, tem sido a principal responsável pela perpetuação da sintomatologia.
IV. A prevenção deve ser iniciada com a seleção adequada dos operários, os quais devem estar em boas condições de saúde. A manutenção da saúde dos trabalhadores, através de um ambiente de trabalho salubre, aplicando-se os princípios da ergonomia, somado a um adequado estilo de vida, boa qualidade do sono, condicionamento físico e manutenção da saúde geral, minimizará o aparecimento da LER/DORT.
V. Para realizar o diagnóstico da LER/DORT, o médico busca dados por meio da história clínica, levando em consideração as atividades realizadas pela pessoa tanto no trabalho, quanto no lazer. Em seguida, realiza um exame físico geral e pode solicitar exames complementares, incluindo radiografias, ecografias, eletroneuromiografia, ressonância magnética e exames laboratoriais para condições reumáticas.
Estão CORRETAS as proposições que constam nos itens