No processo de formulação de políticas públicas, de acordo ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - coordenação de redes de atores.
No contexto do paradigma pós-burocrático, o processo de formulação de políticas públicas apresenta características distintas em comparação aos modelos tradicionais de administração pública, como o modelo burocrático de Max Weber.
Enquanto o modelo burocrático centraliza o poder de decisão e a execução em estruturas hierárquicas e rígidas, o paradigma pós-burocrático propõe uma abordagem mais flexível e participativa. Nesse cenário, a administração pública deve atuar como um facilitador e coordenador, em vez de exercer um controle centralizado e autoritário.
No paradigma pós-burocrático, a burocracia é vista como um elemento que deve coordenar redes de atores, que incluem diferentes setores da sociedade, tais como organizações privadas, ONGs e outros stakeholders. Esse modelo é baseado na premissa de que a colaboração entre diversos atores pode resultar em políticas públicas mais eficazes e representativas das necessidades sociais.
Vamos analisar cada alternativa, para entender por que a correta é a A:
B - subordinação aos atores privados: Essa alternativa sugere que a administração pública deve ser submissa aos interesses privados, o que não se alinha com o ideal de coordenação e colaboração proposto pelo paradigma pós-burocrático.
C - planejador central: Essa visão é mais compatível com o modelo burocrático tradicional, onde o planejamento e a execução são centralizados. O paradigma pós-burocrático, por outro lado, defende uma abordagem descentralizada e colaborativa.
D - grupo de interesse: Não é papel da administração pública atuar como um grupo de interesse, pois isso implicaria em defender agendas específicas, o que pode comprometer a neutralidade e a imparcialidade esperadas no serviço público.
E - representante dos interesses privados: Similar à alternativa B, essa opção sugere que a administração pública deve priorizar os interesses privados, o que vai contra os princípios do paradigma pós-burocrático, que busca um equilíbrio entre os diversos atores sociais.
Portanto, a alternativa A está correta porque, no paradigma pós-burocrático, a administração pública deve atuar como coordenadora de redes de atores, facilitando a interação e cooperação entre diferentes setores para a formulação de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
pós-burocrático - coordenação de redes de atores.
burocrático - planejador central.
Eu viajei nessa questão.
Partindo do pressuposto de que a burocracia é necessária no Núcleo Estratégico do Estado(NE= burocracia + gerencialismo), ela deve se adaptar a nova realidade da Administração Pública. Segundo agostinho paludo: "Nesse contexto, o processo racional central dos governos cede seu lugar ao processo participativo híbrido, envolvendo atores estatais e não estatais"
gab:A
Coordenação da rede de atores ,pq ??
Por que ela deixa de executar diretamente os serviços, tornando uma supervisora , coordenando os serviços.
Vi assim a questão, se estiver errado, por favor , corrijam-me.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo