O direito à liberdade de consciência e de crença é consider...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1797809 Direito Constitucional
    Clara, praticante de uma religião de matriz africana, um dia, ao chegar à escola pública em que estuda no Distrito Federal usando um colar de contas típico de sua prática religiosa, foi impedida, pela diretora, de entrar na instituição. A diretora alegou que, ali, não era permitido entrar usando aquele tipo de colar. Na ocasião, a diretora exigiu que a estudante retirasse o adereço para poder entrar no estabelecimento de ensino. 

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir. 
O direito à liberdade de consciência e de crença é considerado um direito fundamental de segunda geração.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimento acerca da temática relacionada à teoria geral dos direitos fundamentais, em especial no que tange à classificação das gerações ou dimensões dos direitos fundamentais. Sobre o tema, é errado afirmar que o direito à liberdade de consciência e de crença é considerado um direito fundamental de segunda geração.

 

os denominados direitos de segunda geração, também conhecidos como "direitos do bem-estar” são aqueles ofertam os meios materiais imprescindíveis para a efetivação dos direitos individuais. Exigem do Estado uma atuação positiva. Sua realização depende da implementação de políticas públicas estatais, do cumprimento de certas prestações sociais por parte do Estado, tais como: saúde, educação, trabalho, habitação, previdência e assistência social.

 

Por outro lado, os direitos de primeira dimensão têm como titular o indivíduo e são oponíveis, sobretudo, ao Estado, impondo-lhe diretamente um dever de abstenção (caráter negativo).

 

Gabarito do professor: assertiva errada.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado.

Trata-se de um direito de primeira geração, uma vez que se refere a um direito civil (liberdade individual).

BIZU...

1º Liga o PC - Políticos e Civis;

2º Aperta o ESC - Econômicos, Sociais e Culturais;

3º Coloca o CD - Coletivos e Difusos;

Questões... (tema de alta incidência)

CESPE/PRF/2013/Policial Rodoviário Federal: A expressão direitos humanos de primeira geração refere-se aos direitos sociais, culturais e econômicos. (errado) 

CESPE/PC-DF/2013/Escrivão de Polícia: De acordo com a teoria das gerações de direitos, a primeira geração dos direitos humanos refere-se aos direitos civis e políticos; a segunda está relacionada aos direitos econômicos, sociais e culturais; e a terceira tem como referência os direitos à paz, ao desenvolvimento e a um meio ambiente sustentável. (correto)

CESPE/DEPEN/2013/Agente: A quarta geração de direitos é ligada aos direitos tecnológicos, como o direito de informação. (correto)

PC-SP/2012/Delegado de Polícia Civil: Quando, no final do século XVIII, foram declarados os direitos fundamentais, eram encarados essencialmente como: 

c) expressões da liberdade humana em face do Poder

Bons estudos!

Primeira geração (liberdade)

Segunda geração (igualdade)

Terceira geração (fraternidade)

Errado

Os direitos fundamentais de primeira geração (ou dimensão), ligados ao valor liberdade, surgiram com as primeiras constituições escritas, cujos textos consagraram os direitos civis e políticos. Os direitos de primeira dimensão têm como titular o indivíduo e são oponíveis, sobretudo, ao Estado, principal destinatário do dever de abstenção (caráter negativo). Razão pela qual o direito era necessário apenas como garantia de igual liberdade individual.

Os direitos fundamentais de segunda geração (ou dimensão), ligados à igualdade material, compreendem os direitos sociais, econômicos e culturais.

Os direitos fundamentais de terceira geração (ou dimensão), ligados à fraternidade (ou solidariedade), é atribuído à constatação da necessidade de atenuar as diferenças entre as nações desenvolvidas e subdesenvolvidas, por meio da colaboração de países ricos com os países pobres.

-> Ainda têm os direitos fundamentais de quarta e quinta geração, mas nunca vi sendo abordado em provas.

O direito à liberdade de consciência e de crença é considerado um direito fundamental de segunda geração.

Liberté, égalité, fraternité.

1º, 2º e 3º geração…

GAB. “ERRADO”.

Primeira Geração: LIBERDADE

- Direitos civis e políticos

- O Estado é abstencionista ( não tire a minha via, deixa eu pensar por mim mesmo)

Segunda Geração: IGUALDADE

- Direitos Sociais, Econômicos e Culturais

- Obrigação do Estado é Prestacionista (é o Estado que vai fazer algo por você)

Terceira Geração: FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE

- Direitos Difusos (de todos)

Ex:. Meio ambiente, paz mundial

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo