Uma criança foi levada ao IML após ter sido examinada na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1932837 Medicina Legal
   Uma criança foi levada ao IML após ter sido examinada na emergência infantil de um hospital pediátrico com suspeita de síndrome de Straus. Ao exame físico, constatou-se descolamento metafisário, provavelmente decorrente de trações e constrições violentas, bem como trações e tensões ao nível de uma articulação.
Considerando essas informações, é correto afirmar que houve ação de energia de ordem
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

TIPOS DE ENERGIA CLASSIFICAÇÃO DE BORRI* a) Ordem Mecânica b) Ordem Física c) Ordem Química d) Ordem Físico-química e) Ordem Bioquímica f) Ordem Biodinâmica g) Ordem Mista

*Classificação adotada por França e Croce

GAB: B

Energia de Ordem Mecânica:

Diferente das lesões provocadas por energia de ordem física, as energias de ordem mecânica modificam o estado de repouso ou de movimento de um corpo, produzindo lesões em parte ou no todo, podendo sofrer repercussões externas ou internas.

A classificação dos instrumentos causadores de lesões de ordem mecânica é quanto à origem e quanto ao local, da seguinte forma:

Quanto à origem:

Ativo: objeto em movimento, indivíduo em repouso.

Passivo: objeto em repouso, indivíduo em movimento.

Misto: objeto e indivíduo em movimento.

Quanto ao local:

Diretas: a lesão se dá no próprio local do impacto.

Indiretas: a lesão ocorre fora do local do impacto.

Mistas: a lesão ocorre no local e também fora do local do impacto. Ressalta-se que as lesões corporais são classificadas em lesões simples (perfurantes ou punctórias, cortantes ou incisas, contundentes ou contusas) simbolizadas por ponto, reta e plano; e lesões compostas (perfuro-cortantes, perfuro-contundentes, corto-contundentes).

FONTE: GRAN CURSOS ONLINE

SÍNDROME DA CRIANÇA MALTRATADA

• A síndrome da criança maltratada ou síndrome de Silverman é uma sevícia, caracterizada por energia de ordem mista.

• O principal achado da síndrome da criança maltratada ou síndrome de Silverman é o hematoma subperióstico, visto pelos raios X principalmente nos ossos longos dos membros superiores e inferiores.

• As formas mais comuns de maus-tratos são: a) por omissão – carência física (falta de alimentação e de proteção) e carência afetiva (falta de carinho); b) por ação – maus-tratos físicos, abuso sexual e maus-tratos psíquicos.

• Outra ocorrência é o arrancamento epifisário (síndrome metafisária de Straus)

• Em uma outra forma de agressão, chamada “síndrome da criança sacudida” ou “síndrome da criança chacoalhada”, o menor é seguro pelo tórax e agitado com violência, podendo causar-lhe danos neurológicos graves, sem no entanto mostrar lesões externas. Os danos mais comuns são: hemorragias meníngeas, edema cerebral e hemorragia retinina.

Fonte: Genival Veloso França.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo