Considerando um programa de tratamento fisioterapêutico para...
Considerando um programa de tratamento fisioterapêutico para os distúrbios musculoesqueléticos do ombro baseados em exercícios funcionais e de estabilização dinâmica, analise as afirmativas abaixo:
1. Durante a fase de recuperação do ombro além da normalização da artrocinemática do mesmo, da reaquisição e melhora da força muscular da extremidade superior e da ADM ativa e passiva, devemos incluir também a melhora do controle neuromuscular e flexibilidade normal das costas, pescoço e quadris.
2. Flexões “de empurrão” na parede permitem que o paciente efetue um exercício em cadeia cinética fechada, podendo na progressão incentivada pelo fisioterapeuta progredir para contrações isométricas, concêntricas e excêntricas.
3. As flexões “de empurrão” na parede fortalecerão todos os músculos da cintura escapular, com ênfase nos peitorais, e dificultarão a estabilidade e mobilidade controlada do complexo da cintura escapular.
4. Exercícios de abdução do ombro com o paciente em bipedestação, onde a abdução dos braços é efetuada mediante deslizamento superior dos antebraços e mãos em uma parede são utilizados para melhorar o desempenho do trapézio superior e médio e também da rotação medial do úmero.
5. A execução correta de ponte frontal com quatro apoios irá desenvolver os estabilizadores de ombro e poderá evoluir para ponte frontal com três pontos de contato e posteriormente com dois pontos de contato – com as coxas ou pés sobre uma bola de estabilização.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.