Um cientista realizou um estudo e descobriu que um herbívoro...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a A - coevolução.
Vamos entender o porquê:
Coevolução se refere ao processo pelo qual duas ou mais espécies influenciam a evolução umas das outras. Neste caso, o herbívoro desenvolveu a capacidade de desintoxicar substâncias produzidas pela planta. Estas substâncias originalmente serviam como um mecanismo de defesa para evitar a predação. Portanto, estamos diante de um exemplo clássico de coevolução, onde a evolução da planta e do herbívoro ocorre de maneira mutuamente influenciada.
Por que não as outras alternativas?
B - Comensalismo é uma relação ecológica onde uma espécie se beneficia enquanto a outra não é afetada de forma significativa. No caso descrito, há uma interação ativa e uma resposta evolutiva entre o herbívoro e a planta, o que não se encaixa no conceito de comensalismo.
C - Mutualismo envolve uma relação onde ambos os organismos se beneficiam. Apesar de haver uma interação entre a planta e o herbívoro, a planta desenvolveu substâncias para evitar ser ingerida, o que não caracteriza uma relação de benefício mútuo.
D - Evolução pontuada é uma teoria que sugere que as espécies permanecem estáveis por longos períodos e apresentam mudanças evolutivas significativas em curtos intervalos de tempo. A questão, entretanto, descreve uma interação específica entre um herbívoro e uma planta, não um padrão geral de evolução.
E - Competição ocorre quando duas ou mais espécies ou indivíduos disputam recursos limitados. Na situação descrita, embora a planta e o herbívoro estejam em uma espécie de "corrida armamentista" evolutiva, isso não caracteriza competição direta por recursos.
Para resolver questões como essa, é importante o entendimento dos diferentes tipos de relações ecológicas e como elas influenciam a evolução das espécies. A interação descrita é um exemplo claro de como a pressão seletiva exercida por uma espécie pode direcionar mudanças evolutivas em outra, característica central do conceito de coevolução.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A.
A coevolução ocorre quando duas ou mais espécies evoluem simultaneamente, ou seja, há uma influência nos processos evolutivos entre elas. Existe uma adaptação através de transformações em que uma faz pressão sobre outras, levando a uma evolução mútua entre as espécies.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo