Leia o fragmento: “Eram bandeiras que penetravam os sertões...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2468959 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o fragmento:

“Eram bandeiras que penetravam os sertões utilizando-se do curso dos rios para se movimentar com barcos. As que saíam de São Paulo em direção às áreas de mineração localizadas no Mato Grosso eram das mais perigosas, em razão da viagem que tinha de ser feita por barcos especiais”.

(MESGRAVIS, Laima. História do Brasil Colônia. São Paulo: Contexto, 2015. p. 91).


As referidas bandeiras denominam-se:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A palavra monção era usada pelos portugueses para denominar os ventos periódicos que ocorriam na costa da Ásia Meridional. Esses ventos, que durante seis meses sopram do continente para o Oceano Índico e nos seis meses seguintes em sentido contrário, determinavam a saída das expedições marítimas de Lisboa para o Oriente.Na Colônia, as expedições que utilizavam as vias fluviais foram chamadas de monções, não por causa dos ventos, mas por se submeterem ao regime dos rios, partindo sempre na época das cheias (março e abril), quando os rios eram facilmente navegáveis, tornando a viagem menos difícil e arriscada.

As monções partiam das atuais cidades de Porto Feliz e Itu, às margens do rio Tietê, levando em média cinco meses até alcançar as minas de Cuiabá.

No início as monções transportavam paulistas para as minas cuiabanas, mas logo tornaram-se expedições de abastecimento, isto é, bandeiras de comércio, levando mercadorias para as zonas mineradoras. A população das minas necessitava adquirir tudo que precisava, pois só estava interessada em achar ouro e enriquecer rapidamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo