A pessoa jurídica tributada com base no lucro real deverá ma...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (25)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Olá amigos do QC,
O Livro Razão é um livro fundamental ao processo contábil e exigido pela legislação brasileira para empresas cuja tributação do Imposto de Renda seja com base no Lucro Real. Em virtude de sua eficiência, ele é indispensável em qualquer tipo de empresa.
Por meio do razão é possível controlar separadamente o movimento de todas as contas. O controle individualizado das contas é importante para se conhecer os seus saldos, possibilitando a apuração de resultados e elaboração de demonstrações contábeis, como o balancete de verificação do razão, balanço patrimonial, etc.
Ou seja, é o detalhamento por contas individuais dos lançamentos realizados no diário, sendo usado para resumir e totalizar, por conta ou subconta, estes lançamentos.
No Livro Diário serão lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, incluídas as de natureza aleatória, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.
Grande abraço e bons estudos
Gabarito B
Pessoal,
Eu tinha visto que o Livro Razão era organizado de maneira sistemática, ou seja, levando em conta principalmente a organização das informações, e o Livro Diário era organizado de forma cronológica. Inclusive destacando essa diferença entre ambos.
Alguém sabe explicar mais sobre isso? Essa questão misturou tudo. O Livro Razão obedece a ordem cronológica?
Bons estudos!
GAB: B
Segundo a ITG 2000 (R1),
Os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, em forma não digital, devem revestir-se de formalidades extrínsecas,tais como:
a) serem encadernados;
b) terem suas folhas numeradas sequencialmente;
c) conterem termo de abertura e de encerramento assinados pelo titular ou representante legal da entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade.
Logo se é sequencialmente, acredito eu, que seja na ordem cronológica das operaçoes, até pq, se não fosse assim, não faria nem sentido.
O livro razão não é cronológico, é sistemático. Ele é feito por grupos de contas, se ocorreu uma alteração que altera a conta "Bancos" a escrituração será feita na página em que se registra a contta bancos, já outra operação que altera a conta "Mercadorias" será escriturada nesta página.
Eu acho que o que o examinador fez foi um jogo de palavras exatamente para criar uma pegadinha "A escrituração do livro razão deverá ser individualizada, obedecendo-se à ordem cronológica das operações". Ele usou a palavra "individualizada" como forma de dizer que esse livro é sistemático, ou seja, cada lançamento é feito de forma individual em cada conta. Depois usou a palavra "cronológica" exatamente para confundir, mas na verdade ele está dizendo que dentro de cada grupo de contas, o lançamento será cronológico, e isso é verdade: uma operação que alterou a conta "Bancos" ontem será lançada antes de outra que alterou a mesma conta hoje.
Acho que é uma pegadinha que não mede conhecimento mas que a banca teria facilidade de se defender de qualquer recurso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo