A empresa Exemplo S.A. adquiriu uma nova sociedade em...
A empresa Exemplo S.A. adquiriu uma nova sociedade em 20/1/20x1 e preparou informações financeiras pro forma do exercício social de 20x0. A referida aquisição se enquadra no escopo do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 15, e foi apurada uma mais-valia das máquinas e equipamentos da sociedade adquirida.
Nessa situação, para o exercício social de 20x0, as informações financeiras pro forma da referida mais-valia
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O enunciado informa que a aquisição foi em 20x1. Dessa forma, não há nenhum impacto nas informações financeiras da companhia adquiriente em 20x0. Todos os efeitos da aquisição, como a mais-valia informada, impactam as demonstrações financeiras da adquirente somente em 20x1.
O enunciado não deixa claro se a pergunta se refere a demonstração financeira da adquirida ou adquiriente. Mas mesmo em se tratando da adquirida, eventual mais-valia provocaria, no máximo, alterações no seu patrimônio líquido, que poderia estar subavaliado e não em seu lucro líquido (Gabarito da questão C).
INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 09 (R2): "A parcela relativa à diferença entre o valor obtido no item (i) (valor contábil) e a parte da adquirente no valor justo dos ativos líquidos da adquirida, mensurados de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 15, na data da obtenção do controle. Essa parcela representa a mais valia bruta derivada da diferença entre o valor justo e o valor contábil dos ativos líquidos da adquirida. Devem ser considerados e, quando necessário, registrados os efeitos tributários conforme Pronunciamento Técnico CPC 32."
Mais-valia: valor justo do investimento - valor contábil
Quando ocorre a "mais-valia" significa que a empresa pagou mais na aquisição do investimento, pois o valor justo na aquisição foi superior ao valor contábil da investida. Essa diferença deve ser registrada como uma perda nas contas de resultado e a consequente redução do lucro líquido.
LETRA C
“Quem quiser ser o primeiro aprenda, primeiro, a servir o seu irmão” Mateus 20:26
Excelente comentário do Thiago Gonçalves.
Só complementando...Os demonstrativos financeiros pro forma são utilizados para evidenciar aos investidores o impacto de uma transação, caso ela tivesse ocorrido em período anterior. São projeções que antecipam o resultado de determinada transação.
Não entendi porque reduz o lucro líquido.
Um exemplo de lançamento de investimento com mais valia não seria esse:
D- investimento (ANC)
D- mais valia (ANC)
C- banco (AC)
Cara, tomara que o pessoal do QC reedite o vídeo explicativo, porque o que foi colocado não explicou nada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo