Para acesso aos recursos da Internet, os browsers possibilit...
Esse recurso é conhecido pela sigla:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - DNS.
A questão aborda o conceito de Domain Name System (DNS), que é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído que converte nomes de domínio, que são fáceis de memorizar, em endereços IP numéricos, que são necessários para localizar e identificar dispositivos e serviços na Internet. O exemplo dado na questão se refere à URL do portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que é traduzida pelo DNS em seu respectivo endereço IP para que o navegador possa acessar o site.
Entender o funcionamento do DNS é crucial para resolver essa questão. O DNS opera como uma espécie de "lista telefônica" da Internet, onde cada nome de domínio é associado a um endereço IP específico. Quando digitamos um endereço web no navegador, o DNS é consultado para encontrar o endereço IP correspondente e, assim, estabelecer a conexão com o servidor que hospeda o site.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
- ARP - Protocolo de Resolução de Endereços, é usado para mapear um endereço IP para um endereço de hardware como o endereço MAC.
- ISP - Provedor de Serviços de Internet, é a empresa que fornece acesso à Internet para indivíduos e outras empresas.
- NAT - Tradução de Endereço de Rede, é um método para modificar informações de endereço de rede no cabeçalho dos pacotes IP enquanto estão em trânsito através de um dispositivo de roteamento.
- NFS - Sistema de Arquivos de Rede, é um protocolo que permite a um usuário em um sistema de computador cliente acessar arquivos em um servidor de rede como se os arquivos estivessem no disco local do cliente.
Portanto, a alternativa correta é a B - DNS, pois esse é o sistema responsável por converter os nomes de domínio em endereços IP, o que permite o acesso aos recursos da Internet de forma simplificada através de navegadores.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Address Resolution Protocol ou ARP é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (como um endereço IP). O emissor difunde em broadcast um pacote ARP contendo o endereço IP de outro host e espera uma resposta com um endereço MAC respectivo. Cada máquina mantém uma tabela de resolução em cache para reduzir a latência e carga na rede. O ARP permite que o endereço IP seja independente do endereço Ethernet, mas apenas funciona se todos os hosts o suportarem.
O ARP foi implementado em vários tipos de redes; não é uma protocolo restrito a redes IP ou Ethernet e pode ser utilizado para resolver endereços de diferentes protocolos de rede. Porém devido a prevalência de redes IPv4 e Ethernet, ARP é utilizado primordialmente para traduzir Endereço IP para Endereço MAC. Também é utilizado em outras tecnologias de IP sobre LAN, como Token Ring, FDDI ou IEEE 802.11, e para redes IP sobre ATM.
No protocolo IP de próxima geração, IPv6, a funcionalidade do ARP é provida pelo Neighbor Discovery Protocol (NDP).
Bizu....
DNS => Deu Nome para o Site => Porta 53
Gabarito B
a) ARP (Errado): Address Resolution Protocol é o protocolo da camada de rede que faz a correspondência entre os endereços físicos da máquina (MAC) e os endereços lógicos (IP). Endereço MAC é um número identificador único que é fixado na placa durante a sua fabricação. O protocolo que faz a leitura inversa (de IP para MAC) é o RARP (Reverse ARP)
b) DNS (Correto): Domain Name System é uma coleção de bancos de dados que traduz nomes de host para endereços únicos de IP. É o DNS que permite que você digite o nome de um domínio na barra de endereços, em vez de uma longa sequência de números difícil de decorar.
c) ISP (Errado): Internet Service Provider ou Provedor de Serviço Internet, em Português. Além de oferecer acesso a Internet, provedores também podem oferecer outros serviços, como e-mail, hospedagem de sites, etc.
d) NAT (Errado): Network Address Translation não é um protocolo nem um padrão. O NAT é apenas uma série de tarefas que um roteador (ou equipamento equivalente) deve realizar para converter endereços de uma rede interna (inválidos) em endereços da Internet (válidos). O uso mais comum deste recurso é compartilhar a conexão com a Internet. Por ecemplo, uma rede com centenas de hosts usando diversos IPs. Com o NAT, todos os computadores poderão acessar a internet usando apenas 1 IP válido (que pode ser fornecido pelo provedor de acesso a internet).
e) NFS (Errado): Network File System é um protocolo que permite acesso remoto a um sistema de arquivos através da rede.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo