Leia o caso clínico a seguir. “Uma mulher, com 48 anos, pas...
“Uma mulher, com 48 anos, passou por uma mastectomia radical devido a um câncer de mama do lado direito. Neste tipo de mastectomia, uma grande área de tecido é removida, o que pode causar outras lesões, fazendo com que o paciente apresente as alterações observadas pelo fisioterapeuta. Após a cirurgia, já durante as sessões com o fisioterapeuta, a paciente relata que possui dificuldades em pentear o cabelo e em outras atividades funcionais que envolvem realizar a abdução ou a flexão do braço direito, relatando ser destra. Durante a avaliação fisioterapêutica, nota-se que a paciente apresenta limitação de ADM (100º), tanto em adução como em abdução, fraqueza muscular e escapula alada durante esses movimentos”.
Qual estrutura da paciente pode ter sido acometida?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Nervo torácico longo.
Explicação:
A questão descreve um caso clínico de uma paciente que passou por uma mastectomia radical e apresenta dificuldades funcionais no braço direito, como pentear o cabelo e realizar abdução e flexão do braço. Durante a avaliação fisioterapêutica, foram observadas limitações na amplitude de movimento (ADM), fraqueza muscular e escápula alada.
Para resolver esta questão, é necessário compreender as complicações comuns após uma mastectomia e o papel dos nervos e músculos na mobilidade do membro superior.
Justificativa da alternativa correta:
Nervo torácico longo (A):
Este nervo inerva o músculo serrátil anterior, que é crucial para a estabilização da escápula. A lesão do nervo torácico longo pode resultar em uma condição conhecida como escápula alada, caracterizada pela projeção da borda medial da escápula quando o braço é elevado. A descrição dos sintomas da paciente, como a dificuldade em realizar abdução e flexão do braço e a presença de escápula alada, é consistente com a lesão deste nervo.
Justificativa das alternativas incorretas:
Músculo deltoide (B):
Embora o músculo deltoide seja importante para a abdução do braço, a descrição da escápula alada não se relaciona com uma lesão deste músculo. Além disso, a limitação funcional descrita pode ocorrer, mas não explica a projeção da escápula.
Músculo supraespinhal (C):
O músculo supraespinhal é parte do manguito rotador e auxilia na primeira fase da abdução do braço. No entanto, uma lesão isolada neste músculo não resultaria em escápula alada, que é um sintoma central neste caso.
Nervo axilar (D):
O nervo axilar inerva o músculo deltoide e o músculo redondo menor, sendo importante para a abdução e rotação lateral do braço. Uma lesão neste nervo pode causar fraqueza muscular, mas não está associada à escápula alada, uma característica distintiva da lesão do nervo torácico longo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O nervo torácico longo é responsável pela inervação do músculo serrátil anterior, o principal estabilizador da escápula que uma vez comprometido, pode levar à fraqueza ou paralisia do músculo, ocasionando assim a discinesia escapular.
Além disso, o serrátil anterior é motor primário na rotação superior da escápula, realizando assim abdução do ombro após 120 graus.
Sua disfunção é caracterizada pela ausência de protração escapular no lado acometido, insuficiência para a realização do termino da abdução de ombro e pela condição médica conhecida como escápula alada.
Letra A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo