Acerca das diversas concepções a respeito da sociologia bras...
Segundo Sérgio Buarque de Holanda, a complexa ideia do patrimonialismo no Brasil fundamenta-se, empiricamente, no modo como a relação entre o público e o privado se estabelece e, conceitualmente, recorre entre outros, à tipologia de Max Weber para compreender a peculiaridade desse processo de desenvolvimento no Brasil.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C (Certo)
A questão aborda a compreensão do conceito de patrimonialismo no Brasil, conforme analisado pelo sociólogo e historiador Sérgio Buarque de Holanda. Para resolver a questão, é necessário entender a relação entre o público e o privado na sociedade brasileira e como essa relação foi interpretada por Sérgio Buarque, utilizando-se da tipologia de Max Weber.
Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra "Raízes do Brasil", discute como a sociedade brasileira desenvolveu-se com base em uma cultura patrimonialista, onde não há uma clara separação entre o que pertence ao Estado (público) e o que pertence aos indivíduos (privado). Segundo ele, essa confusão entre as esferas pública e privada é uma característica fundamental da organização social e política no Brasil.
Max Weber é um dos teóricos cuja tipologia de dominação é utilizada para compreender essa peculiaridade brasileira. Weber definiu o patrimonialismo como uma forma de dominação tradicional em que o governante trata o Estado como uma extensão dos seus domínios pessoais, em que cargos públicos e recursos do Estado são administrados como se fossem propriedades privadas.
Portanto, ao afirmar que Sérgio Buarque de Holanda fundamenta a ideia de patrimonialismo no modo como a relação entre o público e o privado se estabelece e recorre à tipologia de Weber para compreender o desenvolvimento brasileiro, a questão está correta.
Justificativa das alternativas:
Alternativa C (Certo): Correta porque Sérgio Buarque de Holanda realmente utiliza a tipologia weberiana para entender a confusão entre as esferas pública e privada no Brasil e como isso influenciou o desenvolvimento do país.
Alternativa E (Errado): Incorreta porque negaria a relação explícita feita por Sérgio Buarque de Holanda entre o conceito de patrimonialismo e a tipologia de Max Weber. Isso mostraria um desconhecimento das obras e análises de Sérgio Buarque sobre a sociedade brasileira.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTA
As características do ADM. Patrimonialismo mistura do púlico com o privado e aí apelou e/ou recorreu a ADM. Burocrática Weberiana para alcançar a transformação RACIONAL-LEGAL.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo