O comando condicional se-então-senão (if-then-else) pode-se...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa D
Comentário:
A questão aborda a simulação de um comando condicional “se-então-senão” (if-then-else) utilizando o comando de repetição “enquanto” (while). Para resolver essa questão, é necessário entender como ambos os comandos funcionam e como podemos transformar uma estrutura condicional em uma estrutura de repetição que execute a lógica desejada.
Vamos analisar o pseudocódigo original:
se C então faça
S
senão faça
T
fim-se
Na estrutura if-then-else, se a condição C for verdadeira, o bloco S é executado; caso contrário, o bloco T é executado.
Agora, precisamos utilizar a estrutura while para simular esse comportamento. A alternativa correta precisa garantir que:
- O bloco S seja executado somente se C for verdadeira.
- O bloco T seja executado somente se C for falsa.
A alternativa D faz exatamente isso:
B1:=B
B2:=(não B)
enquanto B1 faça
S
B1:=falso
fim-enquanto
enquanto B2 faça
T
B2:=falso
fim-enquanto
Na alternativa D, duas variáveis booleanas (B1 e B2) são usadas para gerenciar a execução dos blocos S e T. A variável B1 é definida como B e a variável B2 é definida como não B. Dessa forma, se B for verdadeiro, o bloco S será executado uma vez, e se B for falso, o bloco T será executado uma vez. Ambas as variáveis são então definidas como falso, encerrando os laços de repetição.
Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - A alternativa executa o bloco S e logo em seguida o bloco T independentemente da condição inicial, o que não simula corretamente o comportamento do if-then-else.
B - Similar à alternativa A, executa ambos os blocos independentemente da condição inicial, não respeitando a lógica condicional.
C - Esta alternativa apresenta uma lógica que não garante a execução exclusiva de um dos blocos (executa T em condições equivocadas).
E - A lógica está invertida, pois B1 é definida como não B e B2 como B, o que inverte a execução dos blocos S e T.
Concluindo, a alternativa D é a correta, pois simula de maneira precisa o comportamento de um comando condicional “se-então-senão” utilizando estruturas de repetição “enquanto”.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Força Guerreiro!!!!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo