A análise funcional desse caso requer a investigação de vari...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Psicólogo |
Q64566 Psicologia
Edna procurou um psicólogo queixando-se de muita
ansiedade e medo intenso de sair de casa, principalmente sozinha,
sempre com a expectativa de que poderia acontecer algo muito
ruim com ela própria quando distante do lar e de seus familiares.
No dia da primeira sessão, Edna estava considerando a
possibilidade de sair do emprego para se tratar e reduzir as
chances de sofrer picos de ansiedade e medo, pois não teria a
obrigatoriedade de sair de casa.

Julgue os itens de 36 a 41, acerca da avaliação e dos
procedimentos e técnicas cognitivo-comportamentais que podem
ser empregadas na situação hipotética apresentada.


A análise funcional desse caso requer a investigação de variáveis relativas ao organismo, como predisposições endocrinológicas, crenças religiosas e valores morais. Nessa fase do trabalho, também são investigadas as variáveis presentes após cada episódio de ansiedade e medo e são propostas as mudanças comportamentais e ambientais específicas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é Errado (E).

Para entender melhor essa questão, vamos abordar alguns conceitos fundamentais da psicologia cognitivo-comportamental e da análise funcional do comportamento.

Na análise funcional, busca-se identificar as variáveis que influenciam um comportamento específico. Isso inclui analisar os eventos antecedentes que desencadeiam o comportamento e as consequências que o mantêm. No contexto dado, a questão menciona a análise de variáveis como predisposições endocrinológicas, crenças religiosas e valores morais, mas esses elementos não são o foco central da análise funcional na terapia cognitivo-comportamental.

Na abordagem cognitivo-comportamental, foca-se mais em identificar e modificar crenças irracionais e padrões de pensamento disfuncionais que contribuem para o comportamento problemático, no caso de Edna, a ansiedade e o medo de sair de casa.

A questão também afirma que já são propostas mudanças comportamentais e ambientais específicas nessa fase inicial. No entanto, na prática, essas propostas costumam ser formuladas após uma análise detalhada e compreensão das variáveis que mantêm o comportamento, o que ocorre em fases posteriores do tratamento.

Portanto, a afirmação de que a análise funcional requer a investigação das variáveis mencionadas e já inclui a proposição de mudanças específicas não está totalmente alinhada com a prática da terapia cognitivo-comportamental, justificando a marcação como Errado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Análise Funcional é feita na terapia comportamental.  A análise funcional é constituída de três componentes: antecedentes, resposta e consequência. O profissional trabalha apenas com eventos observáveis, portanto predisposições endocrinológicas, crenças religiosas e valores morais são considerados, entre outras coisas, pela análise do comportamento, como operações estabelecedoras.
Predisposições endocrinológicas é ambiente interno, crenças religiosas e valores morais são comportamentos encobertos, e eles são levados em conta, mas a prioridade é a investigação dos estímulos desencadeadores de ansiedade (que podem ou não serem relacionados a fatores orgânicos, crenças e valores). Acredito que o principal erro da questão é o "Nessa fase do trabalho, também... são propostas as mudanças comportamentais e ambientais específicas.".

Simplificando: Na fase da análise funcional do caso não cabe propor mudanças comportamentais e ambientais específicas.


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo