No País das Maravilhas, Alice passou por várias aventuras in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: SELECON Órgão: IF-RJ Prova: SELECON - 2016 - IF-RJ - Nível Médio |
Q1316297 Matemática
No País das Maravilhas, Alice passou por várias aventuras inesperadas. Numa delas, Alice participa de um julgamento, cujo juiz era o Rei trapaceiro, marido da Rainha louca.
[...] o Rei, que andara ocupado por algum tempo escrevendo no seu caderno de notas, gritou 'Silêncio!' e leu no seu caderno 'Regra Quarenta e Dois. Todas as pessoas com mais de um quilômetro de altura devem deixar a corte!' [...] Todo mundo olhou para Alice. 'Eu não tenho um quilômetro de altura', disse Alice. 'Tem', disse o Rei. 'Quase dois quilômetros de altura!’ acrescentou a Rainha. 'Bem, não vou sair de jeito nenhum', disse Alice. 'Além do mais, essa não é uma regra regular, pois você acabou de inventá-la. 'É a regra mais antiga no livro!', disse o Rei. 'Então, devia ser a Número 1', disse Alice. O Rei empalideceu e fechou apressadamente seu caderno de notas.
CARROLL Lewis. Tradução de Rosaura Eichenberg. Alice no País da Maravilhas. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2001.(adaptação)

Suponha que, no início do julgamento, a altura de Alice fosse a de uma menina típica de sete anos, ou seja, 120 cm. Suponha ainda que ela tivesse crescido de modo proporcional ao quadrado do tempo decorrido. A tabela a seguir informa os respectivos tamanhos de Alice, ao final de cada um dos três primeiros minutos.

Tempo decorrido 1 min 2 min 3 min Altura da Alice 1,20 m + 1 m 1,20 m + 4 m 1,20 m + 9 m

Assim, a altura de Alice seria maior que um quilômetro e menor que dois quilômetros, no seguinte intervalo de tempo, representado em minutos:
Alternativas