Conceitualmente, a Curva ABC nada mais é do que um método de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861258 Arquitetura
Conceitualmente, a Curva ABC nada mais é do que um método de orientação de itens de estoque de uma empresa e a classificação em grupos de itens, sob o ponto de vista econômico-financeiro, de acordo com suas importâncias relativas. As obras da construção civil envolvem vários procedimentos e, entre eles, o gerenciamento de custos, evidenciando a importância de ferramentas que auxiliem nesse aspecto.

Assim, sobre a utilização da curva ABC, assinale a alternativa correta:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Curva ABC é uma ferramenta gerencial que auxilia a identificação dos itens que necessitam de uma “atenção” especial do gestor, seja por algum tipo de deficiência, seja por lucro, venda ou produtividade. Esse sistema utiliza parâmetros que fogem dos fatores costumeiros, permitindo o tratamento adequado quanto à sua importância relativa.

Na construção civil, a análise da curva foi idealizada a partir do princípio de Pareto (80/20),  no qual um pequeno número de serviços ou insumos é responsável por uma parcela mais significativa do custo total da obra. Estes são divididos em três grupos, A, B e C, da seguinte forma:

A: são os produtos ou serviços de custo mais alto, chegando a representar 50% do orçamento;

(5% dos insumos)

B: insumos de valor intermediário, que não 30% do total do orçamento;

(15% dos insumos)

C: os 20% restantes do orçamento, onde estão reunidos os insumos de menor custo.

(80% dos insumos)

As faixas A e B juntas respondem por 80% do custo da obra e compreendem apenas 20% dos insumos. A faixa C geralmente compreende em torno de 80% dos insumos embora represente apenas 20% do custo da obra.

Gabarito: A

Vamos juntos na trilha da aprovação em concursos de arquitetura? Segue lá! @arquitetamanuprado @dicasdearq

Questão usa o conceito de CURVA ABC distorcido, conforme a colega Manu disse, os insumos da Classe A são aqueles que multiplicando seu custo unitário pela quantidade, estão em uma faxia de custo acumulado maior que 50%

Contudo, nem sempre serão os itens mais caros...

É sempre relativo ao tipo de orçamento que está em análise

Como assim os itens C tem consumo anual baixo?

Alguém sabe qual o erro da B?

A)   Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização. Assim sendo, como resultado de uma típica classificação ABC, surgirão grupos divididos em três classes, como segue: CLASSE A: Itens que possuem alto valor de demanda ou consumo anual; CLASSE B: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo anual intermediário; CLASSE C: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo anual baixo.

B)    A curva ABC é concebida com o intuito de separar os itens de maior e menor importância, sendo classificados em grupos das respectivas letras A, B e C. Os itens da classe A são os mais importantes e devem, por isso, ser tratados com uma atenção especial pela administração (a aquisição de lotes maiores, por exemplo). Os itens da classe C são menos importantes e assim, justificam pouca atenção por parte da administração (por exemplo, estoque mínimo, giro, controle). B é uma classe intermediária entre A e C. A curva ABC diz respeito à gestão de estoque e não de aquisição de materiais.

C)    Para começar a entender e aplicar a curva ABC no controle de estoques, o proprietário deve compreender que: 70% (é 80%) das receitas da empresa provêm de 30% (é 20%) de suas ofertas. Com base na regra 70-30 simples (regra 80/20), cada item comprado é separado em dois grupos (por três grupos, A, B e C): Itens A são aqueles relativamente poucos que representam o maior custo e, geralmente, o maior investimento; e Itens B (podem ser encomendados em quantidades e frequências menores do que os itens A, mensal ou trimestral. (item B, intermediária; e item C, pode ser encomendado em frequência e quantidades maiores.

D) A regra ABC implica maximizar a contagem física dos itens, monitoração frequente dos níveis de estoque para cada um, e reordenação frequentes. Assim, quando o lucro é baixo, o item deve ser descartado, de forma a possibilitar que seja determinado onde o proprietário deve concentrar suas energias com sucesso: torcer custos e melhorar margens de lucro bruto. Mesmo sendo menos representativos para faturamento, cumprem seu papel no giro de mercadorias.

@arq.dayconcursos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo