A partir das ideias constantes nesse fragmento de texto, jul...
Está, pois, suficientemente esclarecido que a virtude moral é um meio-termo entre dois vícios, um dos quais envolve excesso e o outro, deficiência, e isso porque a sua natureza é visar à mediania nas paixões e nos atos.
Do que acabamos de dizer segue-se que não é fácil ser bom, pois em todas as coisas é difícil encontrar o meio-termo.
(...)
A justiça corretiva será o intermediário entre a perda e o ganho. Eis aí por que as pessoas em disputa recorrem ao juiz; e recorrer ao juiz é recorrer à justiça, pois a natureza do juiz é ser uma espécie de justiça animada; e procuram o juiz como um intermediário, e em alguns Estados os juízes são chamados mediadores, na convicção de que, se os litigantes conseguirem o meio-termo, conseguirão o que é justo. O justo, pois, é um meio-termo, já que o juiz o é. Ora, o juiz restabelece a igualdade.
Aristóteles. Ética a Nicômaco. In: Os pensadores. (Org.) José A. M. Pessanha. 4.ª ed., v. 2, São Paulo: Nova Cultural, 1991 (com adaptações).
A partir das ideias constantes nesse fragmento de texto, julgue o item a seguir.
Aristóteles vincula a justiça à natureza do trabalho de juiz, cuja atuação deve ser ética e corresponder ao exercício da própria noção de justiça.
Gabarito comentado
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Conforme Aristóteles, “ir ao juiz é ir à justiça, porque se quer que o juiz seja como se fosse a própria justiça viva (…) é uma pessoa equidistante e, em algumas cidades são chamados de 'mediadores', no pressuposto de que, se as pessoas obtêm o meio-termo, elas obtêm o que é justo." (ARISTÓTELES, 1996, p. 200).
Ademais, segundo o autor: (...) “A justiça corretiva será o intermediário entre a perda e o ganho. Eis aí por que as pessoas em disputa recorrem ao juiz; e recorrer ao juiz é recorrer à justiça, pois a natureza do juiz é ser uma espécie de justiça animada; e procuram o juiz como um intermediário, e em alguns Estados os juízes são chamados mediadores, na convicção de que, se os litigantes conseguirem o meio-termo, conseguirão o que é justo. O justo, pois, é um meio-termo, já que o juiz o é. Ora, o juiz restabelece a igualdade".
Referências:
ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. São Paulo. Nova Cultural: 1996.
Gabarito do professor: assertiva certa.
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Comentários
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No gabarito definitivo da Cespe, está como certa
Gente, a Daniela Bahia tá colocando os gabaritos TUDO TROCADO!!! O que tá certo ela fala que tá errado, e o que está errado ela fala que tá certo!
Barbaridade!
Gabarito: Certo
Comentário do Prof. Paulo Guimarães, do Estratégia Concursos:
Esta assertiva foi mal formulada, e terminou ficando com teor muito subjetivo, mas acredito que esteja correta, pois no próprio texto Aristóteles diz que recorrer ao juiz é recorrer à justiça. A ideia de justiça ligada ao positivismo veio muitos séculos depois de Aristóteles. Para ele o juiz deveria ser a boca da justiça, manifestando essa virtude do equilíbrio entre os vícios.
Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/analista-mpu-gabarito-extraoficial-etica-direito-penal-militar-e-direito-processual-penal-militar/
"recorrer ao juiz é recorrer à justiça, pois a natureza do juiz é ser uma espécie de justiça animada;"
GAB. Certo.
Gabarito: CORRETO
Essa questão trata da ética de Aristóteles, exigindo a interpretação do texto-base pelo candidato.
De fato, percebemos que Aristóteles vincula a justiça ao trabalho do juiz, quando afirma que "recorrer ao juiz é recorrer à justiça, pois a natureza do juiz é ser uma espécie de justiça animada". Por esse trecho, percebemos que Aristóteles enxerga o juiz como a materialização da justiça (justiça animada).
Caberia assim ao juiz, no seu trabalho, encontrar a justiça, que seria o meio-termo. Dessa forma, o juiz agiria de forma ética, fazendo justiça. Veja nesse trecho: "O justo, pois, é um meio-termo, já que o juiz o é".
Portanto, a assertiva está correta.
TECCONCURSOS
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