O Research Domain Criteria (RDoC) é uma proposta de classif...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471904 Psiquiatria
O Research Domain Criteria (RDoC) é uma proposta de classificação voltada para a pesquisa em psiquiatria, com o objetivo de preencher a lacuna da validade neurobiológica por meio de um forte embasamento neurocientífico. Distancia-se do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e da Classificação Internacional de Doenças (CID), no sentido de não propor critérios clínicos para diagnósticos, mas sim, para fomentar pesquisas em psiquiatria e psicopatologia, integrando a neurociência como integradora desse processo. O conceito do RDoC reúne tanto as funções psíquicas (sistemas e valências) e as análises biológicas, como genética, circuitos neuronais, fisiologia, comportamento, mecanismos celulares e moleculares como o autorrelato do paciente. O sistema RDoC é composto por seis domínios principais, um dos quais o de Diversos Processos Mentais (Sistemas Cognitivos), que é subdividido em sete subdomínios. O subdomínio que inclui a manutenção ativa dos dados, atualização flexível, capacidade limitada e controle de interferência é 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - memória de trabalho.

Research Domain Criteria (RDoC) é uma proposta de classificação voltada para a pesquisa em psiquiatria, que busca preencher a lacuna da validade neurobiológica através de um embasamento neurocientífico robusto. Diferente do DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e da CID (Classificação Internacional de Doenças), o RDoC não propõe critérios clínicos para diagnósticos, mas sim, visa fomentar pesquisas que integrem diversas áreas da neurociência.

O RDoC compreende seis domínios principais e um deles é o Sistemas Cognitivos, que é subdividido em sete subdomínios. Um desses subdomínios é a memória de trabalho, que inclui a manutenção ativa dos dados, atualização flexível, capacidade limitada e controle de interferência.

Vamos agora justificar por que a alternativa correta é a B e as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A - controle inibitório:

O controle inibitório refere-se à capacidade de suprimir impulsos e respostas automáticas que não são adequadas para a tarefa em questão. Embora seja um componente importante das funções executivas, não abrange a manutenção ativa dos dados, atualização flexível e capacidade limitada, características da memória de trabalho.

Alternativa B - memória de trabalho:

A memória de trabalho é o subdomínio correto, pois ela engloba exatamente as funções mencionadas no enunciado: manutenção ativa dos dados, atualização flexível, capacidade limitada e controle de interferência. Esses são elementos fundamentais para o processamento de informações em tempo real e a execução de tarefas cognitivas complexas.

Alternativa C - memória declarativa:

A memória declarativa envolve a recordação de fatos e eventos (memória semântica e episódica), e não se concentra na manutenção ativa e manipulação de informações em tempo real, que são as principais características da memória de trabalho.

Alternativa D - controle cognitivo:

O controle cognitivo refere-se à capacidade de coordenar e regular processos mentais de maneira a atingir objetivos específicos, o que inclui funções como planejamento, tomada de decisão e atenção. Embora importante, não é especificamente responsável pela manutenção ativa e atualização de informações, que é a definição da memória de trabalho.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo