O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q113302 Redes de Computadores
O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol ) permite monitorar remotamente swiches, roteadores e outros dispositivos, além de solucionar alguns problemas de rede. Ele consiste basicamente em três partes distintas que são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - o agente, a estação de gerenciamento e as bases de informações de gerenciamento.

O Simple Network Management Protocol (SNMP) é um protocolo utilizado para monitorar e gerenciar dispositivos em uma rede, como switches, roteadores e outros dispositivos de rede. O SNMP é bastante importante para a administração de redes porque permite a coleta de informações sobre o desempenho da rede, a detecção de falhas e a configuração remota dos dispositivos.

Para entender por que a alternativa C está correta, vamos explorar os três componentes principais do SNMP:

1. Agente: É um software que roda em dispositivos de rede (como roteadores e switches) e coleta informações sobre o estado do dispositivo. O agente responde às requisições do gerente e pode enviar alertas proativos chamados traps.

2. Estação de gerenciamento: Também conhecida como manager, esta parte do SNMP é um software que roda em um servidor ou estação de trabalho de gerenciamento de rede. Ele envia requisições aos agentes para coletar informações e pode receber traps para monitorar e gerenciar a rede.

3. Bases de informações de gerenciamento (MIBs): As MIBs são bancos de dados que contém a definição de todos os objetos gerenciáveis em uma rede. Eles servem como referência para os agentes e gerentes, permitindo que eles saibam quais informações podem ser monitoradas e controladas.

A alternativa C está correta porque menciona os três componentes essenciais do SNMP: o agente, a estação de gerenciamento e as bases de informações de gerenciamento (MIBs). Sem esses componentes, o protocolo SNMP não poderia funcionar adequadamente.

As outras alternativas não estão corretas porque incluem termos que não se aplicam diretamente ao funcionamento do SNMP, como "hardware de controle" ou "agente móvel". Esses conceitos não fazem parte dos componentes fundamentais do protocolo SNMP.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C

SNMP é o protocolo padrão para monitoramento e gerenciamento de redes. A sigla SNMP é um acrônimo para “Simple Network Management Protocol” ou “Protocolo Simples de gerenciamento de redes”. Na prática, SNMP é o protocolo mais usado para saber o que acontece dentro de ativos de redes e serviços.

Praticamente qualquer ativo de rede gerenciável "fala" SNMP e diversos serviços usam SNMP como protocolo de gerenciamento. Serviços Windows, Linux e a máquina virtual Java podem ser configurados para "falar" SNMP .

O SNMP foi criado para facilitar o monitoramento e gerenciamento de redes permitindo que uma ferramenta de gerenciamento possa trabalhar com produtos e serviços de diversos fabricantes.

Em SNMP, o item a ser monitorado ou gerenciado é um agente. Quem consulta (GET) ou solicita modificações(SET) é um gerente. O agente tambem tem a função de gerar alertas (TRAP).

Sistemas de monitoramento de redes como HP Open View, IBM Tivoli, Nagios e Zabbix suportam SNMP nativamente para monitoramento e gerenciamento SNMP.

O sistema gerente pode usar estes alertas para gerar alarmes visuais ou usar ferramentas de comunicação como SMS e e-mail para avisar os responsáveis.

O agente SNMP, instalado no item a ser gerenciado, contempla uma tabela de informações que pode ser consultada ou modificada pelo sistema gerente. Desta forma, é possível por exemplo consultar como está o tráfego de rede em determinada porta de um switch ou qual o estado de memória em uma máquina Java.

Para que esta consulta possa ser feita, o gerente tem que conhecer as informações que podem ser obtidas do agente SNMP. Isso é garantido pelo uso de algo semelhante a um dicioário de dados: MIB e OID. A MIB é base de informações de gerenciamento e um OID é o identificador único dentro da MIB.

O OID de um dispositivo ou seviço está dentro de uma hierarquia inscrita em Iana.org. Esta hierarquia reserva "pedaços" da árvore para fabricantes e instituições que podem usar os identificadores para uso em SNMP. Como curiosidade, os OID usados em LDAP usam a mesma hierarquia.

 

"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !

c-

Cada máquina gerenciada pelo SNMP deve possuir um agente e uma base de informações MIB. ASN.1 é o padrão de codificação designado para as mensagens SNMP. O conjunto de todos os objetos SNMP organiza-se dentro de uma base MIB. Os dados são obtidos através de requisições de um gerente a um ou mais agentes utilizando os serviços do protocolo de transporte UDP.

Componentes da Arquitetura SNMP:

  • Estação de Gerenciamento
  • Agente de Gerenciamento
  • Base de Informações Gerenciadas (MIB)
  • Protocolo de Gerenciamento

FONTE: https://docente.ifrn.edu.br/alexfurtunato/disciplinas/gerencia-de-redes/aula-2-introducao-ao-snmp

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo