Os parâmetros da eletroestimulação em pacientes com inconti...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - frequências baixas de 5 Hz a 10 Hz. Vamos entender por quê.
Na eletroestimulação para tratar incontinência urinária de urgência, o objetivo é modular a atividade do músculo detrusor da bexiga. Para isso, utilizam-se frequências baixas, geralmente entre 5 Hz a 10 Hz, que são eficazes para a inibição do reflexo de contração do detrusor, ajudando a controlar a urgência urinária.
Agora, vejamos o porquê das outras alternativas estarem incorretas:
- A - frequências altas de 20 Hz a 60 Hz: Frequências mais altas são geralmente empregadas para fortalecimento muscular, mas não são adequadas para modular a atividade do detrusor no contexto de incontinência de urgência.
- C - frequência altas de 60 Hz a 100 Hz: Assim como a alternativa anterior, essas frequências são mais voltadas para tratamentos que visam contratilidade muscular e fortalecimento, não a inibição da urgência urinária.
- D - frequências baixas de 1 Hz a 4 Hz: Ainda que sejam baixas, essas frequências são geralmente muito reduzidas para efetivamente inibir o reflexo de contração do músculo detrusor.
- E - frequências variando de 5 Hz a 60 Hz: Embora inclua a faixa eficaz de 5 Hz a 10 Hz, sugere um amplo intervalo que abrange frequências mais altas, que não são específicas para a inibição do detrusor.
Portanto, para incontinência urinária de urgência, a frequência ideal de eletroestimulação é realmente aquela que se mantém na faixa de 5 Hz a 10 Hz, como apontado na alternativa B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gabarito correto seria a alternativa A.
Para tratamento da incontinência urinária de esforço pode induzir-se uma boa contração muscular com correntes que apresentem uma frequência de 35 a 50 Hz. Para a incontinência urinária de urgência, recomendam-se correntes de baixa frequência de 5 a 10 Hz no intuito de controlar a hiperatividade do detrusor.
Ref:. Abrams P, Artibani W, Cardozo L, Khoury S, Wein A . Clinical manu-al of incontinence in women. Based on the reports of the 3rd Interna-tional Consultation on Incontinence: Health Publications Ltd; 2005
A frequência recomendada para as fibras fásicas é de 50Hz, sendo esta frequência usada na maior parte dos protocolos no tratamento da IU de esforço, enquanto que frequências mais baixas, nomeadamente 10Hz e 25Hz são usadas respectivamente na IU urgência e mista.
Ref: chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/https://apurologia.pt/wp-content/uploads/2018/11/reab-inc-urin.pdf
qual o modo da eletroestimulação mesmo?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo