O plano diretor é o instrumento que reúne as diretrizes para...
O plano diretor é o instrumento que reúne as diretrizes para o desenvolvimento do município e as estratégias de ocupação do seu território, especialmente o urbano, com base na compreensão das funções econômicas, das características ambientais, sociais e territoriais do município, assim como de sua região de influência. Sobre essa matéria, o Estatuto da Cidade, ao regulamentar os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece que
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Estatuto da Cidade estabelece que a propriedade urbana cumpre a sua função social quando atende às exigências do plano diretor.
O plano diretor é um instrumento de planejamento urbano que define as diretrizes e estratégias para o desenvolvimento de um município. Ele é a base do planejamento urbano e deve abranger todo o território do município, incluindo a zona rural e a zona urbana.
O plano diretor deve:
- Articular as políticas públicas para que convergem para uma única direção
- Distribuir os riscos e benefícios da urbanização
- Garantir a melhoria da qualidade de vida da população
- Integrar as dinâmicas da zona rural com as da zona urbana
- Incorporar as diretrizes e prioridades do plano diretor nas leis orçamentárias
- Ser revisto pelo menos a cada dez anos
O plano diretor é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes. Ele deve ser elaborado com a participação da sociedade e deve seguir as leis que o regem, como o Código Florestal, a Lei de Parcelamento do Solo Urbano e o Estatuto da Cidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo