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Q2317712 Português
O casamento e a cegonha


       Os pais da noiva tinham resolvido que o casamento da filha se faria ali mesmo, na chácara, à boa moda antiga, com mesada de doces, churrasco, muita empada, leitoa, frango assado, boas comidas e abundantes bebidas.
        Armou-se o altar na sala da frente. Cobriu-se a mesa do civil com um lindo atoalhado de plástico. Vieram os convidados. Veio o vigário, veio o juiz e veio o escrivão. Testemunhas e a roda dos parentes. Fizeram o casamento. A moça sempre fora alta, grandalhona, fornida de carnes e de bons quartos. Naquele vestido branco, rodado, de babados subindo e descendo, de véu e grinalda, inda mais reforçada parecia.
     Como a festança era mesmo de arromba, fogos pipocando, música chegando e muita gente entrando e saindo, ninguém mais reparou nos noivos que depois de posarem para o retrato de praxe, na cabeceira da mesa e de cortarem juntos o bolo artístico, se misturaram com os convidados e cada qual se achou à vontade e sem constrangimento.
        O juiz e o vigário deixaram-se ficar numa roda de amigos, conversando com advogados, escrivães, gente do foro.
       O baile tinha começado. A moçada saracoteava alegre. Os que não eram de dança, rodeavam a mesa posta, com pratos, copos e garrafas. Espetos de churrasco e bandas de leitão se cruzavam por todos os lados.
       Boas comidas, muita bebida e os donos da casa pondo o pessoal à vontade, incansáveis, não cabendo em si de contentes com o casamento daquela primeira filha. Nada alegra tanto o coração da criatura como mesa posta, carne assada, bebidas de graça e falta de cerimônia. Quem contestar esta verdade simples, não merece dois vinténs de crédito.
         Bem por isso mesmo diz o caboclo: a alegria vem das tripas – barriga cheia, coração alegre. O que é pura verdade.
           A orquestra assoprava valsas e boleros com furor. Os pares girando. Os namorados namorando. Os que não dançavam se encostavam pelas mesas e, quem já estava farto, fazia roda, bebia café, fumava cigarro e contava piadas.
         Quando a festança ia mais animada, lá pelas tantas, ouviu-se um corre-corre pelos quartos e corredores.
           Logo mais aparecia na sala o dono da casa, ansioso e afobado, se desculpando e pedindo ao juiz e ao vigário fazerem o favor de acabar com a festa porque a noiva estava com dor de parto e a assistente já tinha chegado…
             “Isto é que se chama aproveitar o tempo”, comentou um convidado, “numa só festa, casa a filha e chega a cegonha…”


(CORALINA, Cora. Estória da Casa Velha da Ponte. Global Editora. São Paulo, 2001. Projeto Releituras.)
A alternativa que expõe uma palavra do texto que é acentuada graficamente por razão distinta das demais é:
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A

palavras (Vigário, Música e Artístico) seguem regras regulares de acentuação, enquanto "Chácara" possui acento gráfico na letra "á" por ser uma palavra paroxítona terminada em ditongo.

Todas são proparoxítonas. EXCETO: Vigário

GAB: Letra A

CFSD 2024

A) Vi - gá- rio (paroxítona)

B) Mú - si- ca (proparoxítona)

C) Chá - ca- ra (proparoxítona)

D) Ar - tís - ti - co (proparoxítona)

gabarito: A

vigário é uma paroxítona terminada em ditongo crescente, enquanto as outras alternativas são proparoxítonas

PAROXÍTONAS

a sílaba tônica é a PENÚLTIMA sílaba da palavra. acentuam-se TODAS as paroxítonas, EXCETO as terminadas em:

1 - A (as)

2 - E (es)

3 - O (os)

4 - EM (ens)

observação: a paroxítona terminada em ditongo, crescente ou decrescente, será acentuada independentemente da terminação citada acima! (ex: história, tênue, lírio, etc.)

outra observação: se a paroxítona tiver um ditongo aberto (éu, éi, ói) no MEIO da palavra, não será acentuada. (ex: jiboia, heroico, boia, proteico, ideia, assembleia, etc.)



PROPAROXÍTONAS

a sílaba tônica é a ANTEPENÚLTIMA sílaba da palavra. TODAS as proparoxítonas serão SEMPRE acentuadas. (ex: líquida, público, período, etc)

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