O sistema nervoso central exerce um comando sob a bexiga e ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D
Vamos entender a razão desta resposta ser a correta e explorar o tema da questão. A micção é um processo complexo controlado por várias regiões do sistema nervoso central. O correto funcionamento da bexiga e do esfíncter uretral depende do controle neural que é coordenado principalmente pelo centro de Barrington, localizado na região anterior da ponte. Este centro é crucial para enviar os impulsos necessários para a micção eficaz.
Além disso, o cerebelo desempenha um papel importante no recebimento de impulsos sensoriais da bexiga, ajudando a regular a atividade motora durante a micção. Por fim, a porção superomedial do lobo frontal, em conjunto com o corpo caloso, está relacionada ao controle consciente da função vesical e a integração das informações que regulam o desejo consciente de urinar.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas para reforçar o entendimento:
Alternativa A: Afirma que a região posterior da ponte envia impulsos para a bexiga e menciona incorretamente o papel do cerebelo e lobo frontal. É a região anterior da ponte que está mais diretamente envolvida.
Alternativa B: Correta ao mencionar a região anterior da ponte, mas erra ao indicar que o cerebelo recebe impulsos motores e ao associar o lobo parietal à modulação da função vesical.
Alternativa C: Descreve a região medial da ponte e faz referência equivocada ao cerebelo receber impulsos sensoriais e ao papel do lobo insular, que não é primariamente responsável pela função vesical.
Alternativa E: Incorreta ao falar sobre a região intermédia da ponte e o papel do cerebelo em relação aos impulsos somáticos do detrusor, além de errar ao situar a função vesical no lobo parietal anterior.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo