No trecho "ainda que deixasse entrever" (L.8-9), a locução c...
Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue
os itens a seguir.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A construção da frase pode incorporar tanto "ainda que" quanto "embora" para expressar a mesma ideia. Ambas introduzem uma relação de concessão.
A concessão é um recurso que utilizamos quando queremos apresentar uma informação que vai contra o que seria esperado. Por exemplo:
"Estava triste, ainda que/embora não demonstrasse."
"Levei minha sombrinha, embora/ainda que não estivesse chovendo."
É interessante notar que frequentemente a concessão é acompanhada pelo uso do pretérito imperfeito do subjuntivo, identificado pelas terminações em "-sse", como em "deixasse", "demonstrasse" e "estivesse".
O gabarito da questão é "C" (CERTO).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tanto a locução conjuntiva "ainda que" como a conjunção "embora" trazem a ideia de concessão.
A concessão ocorre quando você quebra uma expectativa, contrasta com aquilo que era esperado.
Exemplos:
Estava triste, ainda que/embora não demonstrasse.
Levei minha sombrinha, embora/ainda que não estivesse chovendo.
Uma observação: percebam que geralmente quando há concessão há um verbo conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo (são os -sse da vida): deixasse, demonstrasse, estivesse, etc.
São conjunções concessivas: Embora, ainda que, mesmo que, se bem que, apesar de (+ verbo no infinitivo), em que pese (+ verbo no infinitivo) e conquanto.
Conjunção é uma das dez classes de palavras definidas pela gramática. As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.
São exemplos de conjunções: portanto, logo, pois, como, mas, e, embora, porque, entretanto, nem, quando, ora, que, porém, todavia, quer, contudo, seja, conforme.
Quando duas ou mais palavras exercem função de conjunção dá-se-lhes o nome de locução conjuntiva. São exemplos de locuções conjuntivas: à medida que, apesar de, a fim de que. (wikipedia)
Indicam uma concessão.
Uma concessão é uma espécie de exceção, algo que tem tudo para acontecer mas não acontece, ou vice versa, tem tudo para não acontecer mas acontece.
Ex: Embora ele tenha estudado muito, não foi aprovado ( quando se estuda muito o normal é passar. Aí ocorreu o contrário, a pessoa não passou.
As conjunções subordinativas concessivas exprimem contrariedade, ressalva, oposição a uma ideia sem invalidá-la
Sendo elas...
Em que (pese), Não obstante (com o verbo posterior no subjuntivo), apesar de, se bem que, posto que, se bem que, mesmo que, por (mais, menos, melhor, pior, maior, menor, muito) que, ainda que/quando, conquanto, malgrado, embora, posto, suposto (ou suposto que).
Estas fazem parte das conjunções concessivas, e nesta questão podemos ver que foi utilizado somente conjunções concessivas, portanto ESTA CORRÉTISSIMA.
Fiquem com Deus
Mário
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo