A Resolução do CFP nº 01/1999 dispõe sobre:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A: "Normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual".
A Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 01/1999 é uma das mais importantes normas que tratam sobre a atuação de psicólogos em relação à orientação sexual. Esta resolução estabelece que os psicólogos devem atuar com base no respeito aos direitos humanos, combatendo preconceitos e discriminações, e não oferecendo tratamento ou cura para a homossexualidade, que não é considerada uma patologia.
Vamos analisar as demais alternativas:
Alternativa B: "A atuação da(o) psicóloga(o) no âmbito do sistema prisional."
Esta alternativa está incorreta porque a Resolução CFP nº 01/1999 não aborda a atuação de psicólogos no sistema prisional. Existe uma resolução específica para este tema, que é a Resolução CFP nº 12/2011.
Alternativa C: "A prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação e revoga a Resolução CFP nº 11/2012."
Esta alternativa está incorreta. A resolução que trata da prestação de serviços psicológicos por meios tecnológicos é a Resolução CFP nº 11/2018, que revoga a anterior (nº 11/2012). Portanto, não está relacionada à Resolução CFP nº 01/1999.
Alternativa D: "Normas de atuação para os psicólogos em relação a preconceito e discriminação racial."
Embora o combate ao preconceito e discriminação racial seja um tema importante, não é o foco da Resolução CFP nº 01/1999. Este tema é abordado na Resolução CFP nº 18/2002.
Alternativa E: "Normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis."
Esta alternativa também está incorreta. A atuação em relação às pessoas transexuais e travestis é regulada pela Resolução CFP nº 01/2018, que visa assegurar um atendimento psicológico que respeite a identidade de gênero e os direitos dessas pessoas.
Entender as resoluções do CFP é crucial para a prática profissional do psicólogo, pois elas orientam o exercício ético da profissão. No caso da Resolução CFP nº 01/1999, o foco é garantir que psicólogos não reforcem nem perpetuem preconceitos em relação à orientação sexual, promovendo um atendimento baseado no respeito e na dignidade humana.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo