[Questão inédita] O emprego da vírgula atende às exigências ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2486255 Português
       No dia 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. Desde então, a CAIXA caminha lado a lado com a trajetória do país, acompanhando seu crescimento e o de sua população. A CAIXA sempre esteve presente em todas as principais transformações da história do país, como mudanças de regimes políticos, processos de urbanização e industrialização, apoiando e ajudando o Brasil.

         Com sua experiência acumulada, inaugurou, em 1931, operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas; três anos depois, por determinação do governo federal, assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, o que extinguiu as casas de prego operadas por particulares.

         No dia 1º de junho do mesmo ano, foi assinada a primeira hipoteca para a aquisição de imóveis da Caixa do Rio de Janeiro.

        Em 1986, a CAIXA incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e assumiu definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. No mesmo ano, com a extinção do BNH, tornou-se o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

         Quatro anos depois, em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.

          Desde o início, alinhada às necessidades da população.

       Ao longo de sua trajetória, a CAIXA vem estabelecendo estreitas relações com a população ao atender às suas necessidades  imediatas, como poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais.

      Também deu ao povo brasileiro a chance de sonhar com uma vida melhor, com as Loterias Federais, das quais detém o monopólio desde 1961.

        O ano de 1969 foi um dos marcos na história da CAIXA. O Decreto-Lei Nº 759 daquele ano a constituiu como uma empresa pública e deu a ela diversas obrigações e deveres, com foco em serviços de natureza social, promoção da cidadania e do desenvolvimento do país.

         Desde sua criação, a CAIXA não parou de crescer, de se desenvolver, de diversificar e ampliar suas áreas de atuação. Uma prova é seu Estatuto Social, renovado sempre que é preciso se adaptar à realidade dos brasileiros. A última atualização foi em 4 de agosto de 2021. A CAIXA, além de atender a correntistas, trabalhadores, beneficiários de programas sociais e apostadores, acredita e apoia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.

          Hoje, a CAIXA tem uma posição consolidada no mercado como um banco de grande porte, sólido e moderno. Como principal agente das políticas públicas do governo federal, está presente em todo o país, sem perder sua principal finalidade: a de acreditar nas pessoas.


https://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/ apresentacao/Paginas/default.aspx
[Questão inédita] O emprego da vírgula atende às exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa (A) está errada, pois a vírgula não deve ser usada entre o sujeito (“O lançamento de novos serviços pela CAIXA") e o verbo ("exige"). Veja a correção:

O lançamento de novos serviços pela CAIXA exige um estudo aprofundado das tendências econômicas e das necessidades dos clientes.

A alternativa (B) é a correta, pois a vírgula está sendo usada para separar a oração adverbial temporal anteposta "Ao elaborar políticas de crédito imobiliário" da oração principal. Confirme:

Ao elaborar políticas de crédito imobiliário, os gestores da CAIXA devem considerar as variáveis macroeconômicas.

A alternativa (C) está errada, pois não deve haver vírgula entre o sujeito (“A decisão de financiar projetos de saneamento básico") e o verbo ("cabe"). Veja a correção:

A decisão de financiar projetos de saneamento básico cabe à diretoria da CAIXA e aos órgãos governamentais competentes.

A alternativa (D) está errada, pois o adjunto adverbial intercalado “com atenção" não pode ser separado por apenas uma vírgula. Como é um adjunto adverbial de pequena extensão, cabem duas vírgulas ou nenhuma. Veja as duas possibilidades de correção:

Os cidadãos interessados em obter financiamento devem analisar, com atenção, os critérios de elegibilidade da CAIXA.

Os cidadãos interessados em obter financiamento devem analisar com atenção os critérios de elegibilidade da CAIXA.

A alternativa (E) está errada, pois deve haver vírgula para separar a oração subordinada adverbial antecipada “Para implementar estratégias de desenvolvimento urbano" da oração principal. 

Além disso, não cabe vírgula entre o predicado “é responsabilidade da CAIXA" e o sujeito “a articulação". Veja a correção:

Para implementar estratégias de desenvolvimento urbano, é responsabilidade da CAIXA a articulação com iniciativas públicas e privadas.

Gabarito: B




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B) GABARITO

eu sempre vou por eliminação. Levo debaixo do braço(como diz a profª. Adriana)...

É proibido separar sujeito de verbo e verbo de complemento.

Pq essa E tá errada ?

alguém explica?

Letra B.

A) O lançamento de novos serviços pela CAIXA, exige um estudo aprofundado das tendências econômicas e das necessidades dos clientes.

NÃO se separa o sujeito do verbo.

C) A decisão de financiar projetos de saneamento básico, cabe à diretoria da CAIXA e aos órgãos governamentais competentes. 

NÃO se separa sujeito do verbo.

D) Os cidadãos interessados em obter financiamento devem analisar, com atenção os critérios de elegibilidade da CAIXA. 

NÃO se separa o verbo do complemento.

Obs: poderia também ter colocado a expressão COM ATENÇÃO entre vírgulas que a alternativa poderia estar certa com a seguinte reescrita:

Os cidadãos interessados em obter financiamento devem analisar, com atenção, os critérios de elegibilidade da CAIXA. 

E) Para implementar estratégias de desenvolvimento urbano é responsabilidade da CAIXA, a articulação com iniciativas públicas e privadas.

NÃO se separa o sujeito do verbo. Aqui é possível ver que a oração está na ordem invertida.

Obs: a vírgula deveria vir após a palavra URBANO.

Espero ter ajudado!! Bons estudos!! ❤️✍

A alternativa (B) é a correta, pois a vírgula está sendo usada para separar a oração adverbial anteposta “Ao elaborar políticas de crédito imobiliário”.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo