Primeiros socorros em caso de picada de cobra, aranha, esco...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Manter o membro ferido em posição baixa para que aumente a circulação sanguínea no local e dissipe mais rapidamente o veneno.
1. **Não fazer torniquetes**: Amarrar o membro afetado pode piorar a circulação e aumentar o risco de complicações.
2. **Não cortar ou sugar o veneno**: Tentativas de retirar o veneno com cortes ou sucção podem causar mais danos e infecções.
3. **Não aplicar gelo diretamente na área afetada**: Isso pode causar lesões adicionais.
4. **Não aplicar substâncias na ferida**: Como álcool, urina, ou qualquer outra substância, pois podem piorar a situação.
5. **Não tentar capturar ou matar o animal**: Isso pode aumentar o risco de uma segunda picada ou acidente.
6. **Não entrar em pânico**: Manter a calma ajuda a diminuir a circulação do veneno pelo corpo.
Levar o animal junto à vítima é correto?
essa questao esta correta mesmo?
Alternativa: C.
Primeiros socorros em caso de picada de cobra, aranha, escorpião e contato com taturana:
- Não amarre a perna ou braço, nem faça torniquetes. O garrote impede a circulação sanguínea e pode produzir necrose ou gangrena. Muitas vezes o garrote agrava os efeitos da mordida.
- Não faça sucção, corte ou perfure o local (ou próximo da) picada, pois agrava o acidente.
- Não coloque folhas, pó de café ou qualquer substância que possa contaminar a ferida e não faça uso de qualquer prática caseira que possa retardar o atendimento médico.
- Não dê álcool, querosene ou qualquer outro líquido tóxico à vítima.
- Remova anéis, relógios, prevenindo assim complicações decorrentes do inchaço.
- Mantenha o acidentado deitado e quieto, com o mínimo de movimentos possíveis, pois os movimentos facilitam a absorção do veneno.
- Mantenha o membro ferido em posição elevada para que não aumente a circulação sanguínea no local e espalhe mais rapidamente o veneno.
- Lave o local ferido com água e sabão, faça a higiene no local, acima e abaixo do mesmo. Se o local apresentar dois furinhos, é certeza de que se trata de serpente peçonhenta.
- Leve o acidentado para o posto de saúde mais próximo e sempre que possível, encaminhe o animal junto à vítima. Usado no gabarito.
Adendo:
A importância na identificação:
A identificação da espécie ou das características dela, após o acidente, auxilia no atendimento ao paciente, pois facilita aos profissionais de saúde na diferenciação de um animal peçonhento de outro que não seja e, assim, escolher a melhor forma de tratamento. Em caso de inoculação de veneno, é utilizado soro específico para aquele tipo de acidente.
Para ajudar na identificação, as pessoas podem tirar foto do animal ou até mesmo coletá-lo para levar ao hospital, se já estiver morto. Mas o recomendado é não interagir com ele.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo