Leia o fragmento a seguir sobre Design Patterns. Os padrões...
Os padrões de design desempenham um papel crucial na arquitetura de software, proporcionando soluções testadas e comprovadas para desafios recorrentes no desenvolvimento de sistemas. Esses padrões são geralmente classificados em três categorias principais: padrões de design _____, que são estratégias que se concentram nos padrões de comunicação e colaboração entre objetos; padrões de design _____, que oferece abordagens flexíveis e reutilizáveis na instanciação e composição de objetos e os padrões de design _____, que referem as estratégias voltadas para a eficiente organização de classes e objetos, visando aprimorar a composição e simplificar a interação entre os componentes de um sistema. Cada categoria oferece um conjunto valioso de diretrizes e abordagens que promovem a _____, _____e manutenção do código, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas robustos e eficientes.
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento lido.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a Alternativa D.
Vamos examinar o contexto dos padrões de design, que são ferramentas fundamentais na arquitetura de software para resolver problemas frequentes no desenvolvimento de sistemas. Estes padrões são classificados em três categorias:
- Comportamental: Se concentra nos padrões que lidam com comunicação e colaboração entre objetos. Eles são responsáveis por gerenciar algoritmos, responsabilidades e comunicação entre diferentes objetos.
- Criacional: Foca em estratégias para a instanciação e composição flexível e reutilizável de objetos. Exemplos incluem o padrão Singleton e o Factory Method.
- Estrutural: Refere-se à organização eficiente de classes e objetos para melhorar a composição e interação dos componentes, como os padrões Composite e Decorator.
A alternativa D reflete corretamente essas definições:
- Comportamental – aborda a comunicação entre objetos.
- Criacional – oferece formas flexíveis de criar objetos.
- Estrutural – foca em como as classes e objetos são compostos.
- Flexibilidade e reusabilidade – são benefícios importantes dos padrões de design, promovendo código que é fácil de adaptar e manter.
Agora, vamos ver por que as outras alternativas estão incorretas:
- Alternativa A mistura conceitos ao sugerir "segurança" em vez de "reusabilidade", que não é um foco central dos padrões de design nesta classificação.
- Alternativa B troca as categorias, colocando "estrutural" primeiro e "comportamental" no lugar inadequado, além de usar "segurança" que não é prioritário nesta classificação.
- Alternativa C inverte "estrutural" e "comportamental", e não se alinha corretamente com o foco de reusabilidade e composição.
- Alternativa E posiciona "criacional" primeiro e usa "acessibilidade", que não está alinhada com os principais benefícios dos padrões de design que são "reusabilidade" e "flexibilidade".
Entender as categorias de padrões de design e seus propósitos ajuda a reconhecer suas aplicações e benefícios no desenvolvimento de software, como mostrado nesta questão. Essas classificações são essenciais para a escolha do padrão adequado em diversas situações.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Comportamental == comunicação e colcaboração entre objetos;
Criacional == instanciação e composição de objetos;
Estrutural == entre componentes de um sistema;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo