O processo de abolição do sistema escravista no Brasil não p...
Dentre os argumentos elencados na petição citada, indique quais podem ser aproximados entre as preocupações do movimento abolicionista liberal e os defensores do sistema escravista, frente à extinção da escravidão.
I. Preocupação comum entre escravistas e abolicionistas liberais era o fato de entender o escravo como bem patrimonial, elemento fundamental do direito de propriedade privada;
II. O entendimento do qual, no século XIX, ninguém era escravagista, especialmente na Bahia;
III. Preocupação com o efeito da libertação, já que essa atitude política poderia levar os escravos libertos à pobreza, comprometendo ainda a economia interna do país.
A(s) sentença(s) que aproxima(m) preocupação comum entre escravistas e abolicionistas liberais são:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A análise histórica do processo de abolição da escravidão no Brasil revela uma gama de fatores e atores sociais complexos que influenciaram este momento. Não se pode simplificar tal processo ao ato da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888. Pelo contrário, é necessário considerar outros eventos e perspectivas, como as revoltas de escravizados e a antecipação da abolição em algumas províncias, a exemplo do Ceará em 1884.
Um contraponto importante ocorreu na Bahia, onde fazendeiros e comerciantes mantinham uma forte resistência à abolição. Neste contexto, Emilia Viotti da Costa destaca uma petição do Imperial Instituto Bahiano de Agricultura à Câmara dos Deputados, em 14 de junho de 1884. O documento defendia a manutenção do sistema escravista com argumentos que enfatizavam o escravo como “uma instituição social” e “uma força de produção e da riqueza nacional”, alegando que a sua extinção abrupta poderia trazer graves consequências econômicas e sociais.
Ao analisarmos os argumentos da petição, identificamos que a preocupação com o status do escravo como bem patrimonial, um elemento central do direito de propriedade privada, é um ponto em que escravistas e abolicionistas liberais convergiam. Contudo, a crença de que ninguém era escravagista no século XIX, especialmente na Bahia, não reflete uma aproximação de ideias entre os dois grupos. Por fim, a preocupação com as consequências da libertação dos escravizados, que poderia levar à pobreza e desestabilizar a economia interna do país, não é um argumento que aproxima esses grupos, pois os abolicionistas liberais tinham como foco a liberdade e os direitos humanos, enquanto os escravistas estavam mais preocupados com as implicações econômicas da abolição.
Conclui-se, portanto, que a sentença I é a única que representa uma preocupação comum entre os defensores do sistema escravista e os abolicionistas liberais, sendo assim a resposta correta para a questão é a Alternativa C - Apenas I.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra C
Preocupação comum entre escravistas e abolicionistas liberais era o fato de entender o escravo como bem patrimonial, elemento fundamental do direito de propriedade privada;
Manuelly Pereira esteve aqui. TCQT!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo