A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da ...
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (30)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa D.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma importante iniciativa que visa à reorganização da atenção básica no Brasil, alinhada aos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse modelo busca promover uma reorientação no processo de trabalho e ampliar a resolutividade e o impacto na saúde da população, consolidando e qualificando a atenção básica.
A seguir, vamos justificar a escolha da alternativa correta e explicar por que as demais alternativas estão incorretas:
Alternativa D: "A ESF pode ser considerada uma estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho e de ampliar a resolutividade e impacto na saúde."
Essa alternativa está correta porque descreve de maneira precisa a função da ESF. A ESF, de fato, tem como objetivos ampliar e qualificar a atenção básica, reorientando o processo de trabalho e aumentando a resolutividade e o impacto das ações de saúde na comunidade.
Alternativa A: "A equipe de Saúde da Família deve ser composta por, no mínimo, um médico e um agente comunitário de saúde."
Essa alternativa está incorreta porque, além do médico e do agente comunitário de saúde, a equipe mínima de Saúde da Família inclui, obrigatoriamente, um enfermeiro e um técnico ou auxiliar de enfermagem.
Alternativa B: "A equipe de Saúde da Família deve ser composta por profissionais de diferentes áreas que sejam especialistas em Saúde da Família."
Essa alternativa está incorreta porque não é requisito que todos os profissionais sejam especialistas em Saúde da Família. A composição da equipe deve ser multidisciplinar, mas não necessariamente composta apenas por especialistas.
Alternativa C: "Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 1000 pessoas, sendo a média recomendada de 500 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição."
Essa alternativa está incorreta porque as diretrizes do Ministério da Saúde recomendam que cada equipe de Saúde da Família seja responsável por um número de pessoas que varia entre 2000 a 3500, dependendo das características da área de atuação.
Alternativa E: "Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, maior deverá ser a quantidade de pessoas atendidas por equipe."
Essa alternativa está incorreta pois, na verdade, quando se considera o grau de vulnerabilidade, a quantidade de pessoas atendidas por equipe tende a ser menor, para possibilitar um atendimento mais focalizado e individualizado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo