Considerando as medidas de prevenção de infecção do trato r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: SEE-PE Prova: FGV - 2016 - SEE-PE - Professor de Enfermagem |
Q1040301 Enfermagem

Considerando as medidas de prevenção de infecção do trato respiratório, assinale V para a afirmativa correta e F para a falsa.


( ) As pneumonias associadas à ventilação mecânica – PAV diminuem quando a higiene oral é realizada com clorexidina veículo oral (0,12% ou 0,2%).

( ) Uma das medidas de prevenção das pneumonias hospitalares e da mortalidade relacionadas à ventilação mecânica é manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30 e 45°, salvo na existência de contraindicação.

( ) A intubação orotraqueal aumenta o risco de sinusite, o que pode consequentemente aumentar o risco de PAV, portanto, recomenda-se a intubação nasotraqueal.

( ) A frequência da troca do circuito do ventilador influencia diretamente na incidência de pneumonias associadas à ventilação mecânica – PAV.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra A: V, V, F e F.

A questão aborda a prevenção de infecção do trato respiratório, especificamente as pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV), que são infecções comuns em pacientes submetidos à ventilação mecânica prolongada.

Vamos analisar cada afirmativa:

1ª Afirmativa: A higiene oral com clorexidina (0,12% ou 0,2%) pode realmente reduzir a incidência de PAV. A clorexidina ajuda a diminuir a carga bacteriana na cavidade oral, que pode ser aspirada para o trato respiratório. Portanto, esta afirmativa é Verdadeira (V).

2ª Afirmativa: Manter a cabeceira do leito elevada entre 30 e 45° é uma medida efetiva para prevenir PAV, pois ajuda a reduzir a aspiração de conteúdo gástrico e outras secreções. Assim, esta afirmativa é Verdadeira (V).

3ª Afirmativa: A intubação orotraqueal é geralmente utilizada, mas indicar que a intubação nasotraqueal é preferível por reduzir o risco de sinusite e PAV não é preciso. De fato, a intubação nasotraqueal pode aumentar o risco de sinusite. Portanto, esta afirmativa é Falsa (F).

4ª Afirmativa: A frequência da troca do circuito do ventilador não tem impacto direto significativo na incidência de PAV, desde que a manutenção do circuito seja adequada. Por isso, esta afirmativa é Falsa (F).

Compreender essas medidas é crucial para profissionais de enfermagem atuando em unidades de terapia intensiva, onde a prevenção de infecções respiratórias graves pode salvar vidas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

MEDIDAS ESPECÍFICAS FORTEMENTE RECOMENDADAS PARA PREVENÇÃO DE PNEUMONIA A. Manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30 e 45 graus; B. Avaliar diariamente a sedação e diminuir sempre que possível; C. Aspirar a secreção acima do balonete (subglótica); D. Higiene oral com antissépticos (clorexidina veículo oral)

A) V, V, F e F.

GABARITO LETRA A

A intubação nasotraqueal aumenta o risco de sinusite, o que pode consequentemente aumentar o risco de pneumonia, portanto, recomenda-se a intubação orotraqueal

A troca do circuito respiratório deve ser realizada apenas se o mesmo estiver visivelmente sujo ou com mau funcionamento. Esta recomendação é classificada como qualidade da evidência I, pela SHEA. Portanto, não é recomendada a troca rotineira deste dispositivo.

MEDIDAS ESPECÍFICAS FORTEMENTE RECOMENDADAS PARA

PREVENÇÃO DE PNEUMONIA

A. Manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30 e 45 graus;

B. Avaliar diariamente a sedação e diminuir sempre que possível;

C. Aspirar a secreção acima do balonete (subglótica);

D. Higiene oral com antissépticos (clorexidina veículo oral)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo