Observe a charge a seguir.A charge remete à recente morte do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q307921 Atualidades
Observe a charge a seguir.

Imagem 005.jpg

A charge remete à recente morte do presidente venezuelano Hugo Chaves, defensor da Revolução Bolivariana. Sobre os princípios da Revolução Bolivariana Chavista, considere as afimativas a seguir.

I. Defesa de princípios socialistas, produzindo um confronto direto com as elites tradicionais do país.

II. Supressão das eleições, substituídas por um mandato vitalício determinado pelo Congresso venezuelano.

III. Eliminação dos partidos políticos de oposição e legalização do unipartidarismo, como forma de garantir a governabilidade.

IV. Adoção de medidas de caráter nacionalista ancoradas no forte potencial petrolífero existente no país.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A temática da questão remete à Revolução Bolivariana, um movimento político-social fortemente associado ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, cujo legado e métodos ainda geram debates intensos. A Revolução Bolivariana procurou implementar reformas socialistas na Venezuela, visando a redistribuição de riquezas, maior controle estatal sobre os recursos naturais, principalmente o petróleo, e um fortalecimento do poder executivo. A morte de Chávez e a representação através da charge em questão sublinham a influência duradoura e controversa de suas políticas, tanto nacional quanto internacionalmente.

 

Sob o comando de Chávez, a Venezuela experimentou uma série de transformações políticas e econômicas significativas. As nacionalizações de setores chave da economia e a centralização do poder foram acompanhadas por uma retórica anti-imperialista e uma política externa desafiadora, especialmente em relação aos Estados Unidos e seus aliados. Apesar dos esforços para melhorar as condições sociais, as políticas chavistas também são criticadas por fomentarem polarização política, ineficiência econômica e corrupção, o que culminou em crises que persistem até hoje.

 

I. Certa. A Revolução Bolivariana foi caracterizada pela adoção de políticas socialistas, que incluíram a redistribuição de renda e confrontos diretos com as elites econômicas tradicionais. Estas ações foram fundamentadas no desejo de reduzir desigualdades e aumentar a participação estatal na economia, especialmente em setores como o petróleo .

 

II. Errada. Hugo Chávez foi eleito democraticamente várias vezes e, apesar de ter promovido uma reforma constitucional que permitia a reeleição indefinida, as eleições na Venezuela continuaram a ocorrer. Não houve supressão das eleições nem adoção de mandatos vitalícios .

 

III. Errada. Apesar de haver acusações de que o governo Chávez buscou enfraquecer partidos de oposição, não houve legalização oficial do unipartidarismo. Os partidos políticos de oposição continuaram a existir legalmente, ainda que em um ambiente político restritivo e muitas vezes hostil.

 

IV. Certa. Uma das características mais notáveis da política de Chávez foi a adoção de medidas nacionalistas, particularmente no que se refere à indústria petrolífera. A nacionalização da PDVSA (Petróleos de Venezuela, S.A.) é um exemplo dessa política, visando utilizar as riquezas naturais em prol de programas sociais e desenvolvimento interno.

 

É crucial entender o contexto histórico e as consequências das políticas de Chávez, tanto para exames acadêmicos quanto para uma compreensão mais ampla dos desafios políticos e econômicos da América Latina contemporânea.

 

Resposta: B

Gabarito do Professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: LETRA B
 

Hugo Chávez se tornou adepto à Revolução Bolivariana ainda na década de 1980. O processo da Revolução Bolivariana tem origem em 1957, quando Douglas Bravo liderava um movimento do braço armado do Partido Comunista da Venezuela. O movimento se constituía em um pólo civil-militar revolucionário que veio a se concretizar no atual governo do presidente Hugo Chávez.

Nos anos 1980, Hugo Chávez conheceu Douglas Bravo e passou a ter uma intensa relação com ele, algo como mestre-discípulo. Chávez aderiu ao movimento e ao ideal, mas em 1991 acabou rompendo com Douglas Bravo.

Diz-se que a concepção de Revolução Bolivariana é estruturada a partir de três elementos. A primeira inspiração da ideologia de Chávez é, naturalmente, o bolivariano Douglas Bravo; a segunda está ligada ao neonazista Norberto Ceresole; a terceira é dada ao líder cubano Fidel Castro. Dessa forma, Hugo Chávez mistura em sua ideologia bolivariana elementos históricos e políticos diferenciados no tempo, tendo como objetivo unir a democracia participativa com um partido civil-militar de esquerda.

O nome Revolução Bolivariana tem ligação com o histórico libertador da América Espanhola Simon Bolívar, de quem a imagem é apropriada para buscar um novo socialismo.

Durante a campanha à presidência de Hugo Chávez, o general Alberto Müller Rojas foi o responsável por comandar a campanha de seu candidato. É reconhecido também como um dos idealizadores da Revolução Bolivariana.

Já em governo, Hugo Chávez iniciou sua Revolução Bolivariana com a aprovação de uma nova Constituição em 1999. Para alcançar as pretendidas mudanças sociais, políticas e econômicas, a Revolução Bolivariana faz uso de missões bolivarianas, círculos bolivarianos e a busca pela integração latino-americana. O governo de Chávez promove ainda aproximação com China, Cuba e países árabes para demonstrar o não alinhamento com os Estados Unidos.

Fontes:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2004/08/14/ult34u102059.jhtm
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/morre-general-muller-rojas-idealizado-da-revolucao-bolivariana-de-chavez.html

Com 20% das reservas mundiais, Venezuela vira líder petrolífero

Anuário estatístico da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), divulgado nesta segunda-feira, aponta Venezuela como dentetora do maior estoque petrolífero mundial, pela primeira vez à frente da Arábia Saudita. País controla 20% das reservas conhecidas, graças à confirmação do potencial da bacia do Orinoco. Sem o petróleo da camada pré-sal nas estatísticas, Brasil continua na 14ª posição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo