Considerando o código de Ética dos Profissionais de Enferma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q699948 Enfermagem
Considerando o código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I. O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade. II. Negar declarações sobre o exercício profissional quando solicitado pelo Conselho Regional de Enfermagem é uma proibição prevista no Código. III. Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, na qual não conste a assinatura e o número de registro do profissional, é direito do profissional de Enfermagem, mesmo em situações de urgência e emergência.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B - Apenas I e II são corretas.

Vamos analisar por que essa é a resposta correta, considerando cada afirmação à luz do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem:

I. O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade.

Essa afirmação está correta. O Código de Ética permite que o profissional de enfermagem se recuse a executar prescrições que apresentem erros ou sejam ilegíveis, pois isso pode comprometer a segurança do paciente. É um direito do enfermeiro garantir que as prescrições estejam claras e corretas antes de executá-las.

II. Negar declarações sobre o exercício profissional quando solicitado pelo Conselho Regional de Enfermagem é uma proibição prevista no Código.

Essa afirmação também está correta. O Código de Ética dos profissionais de enfermagem obriga os profissionais a fornecer informações e declarações sobre o exercício de suas funções quando requeridas pelo Conselho Regional de Enfermagem. Negar-se a fazê-lo é uma infração ética.

III. Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, na qual não conste a assinatura e o número de registro do profissional, é direito do profissional de Enfermagem, mesmo em situações de urgência e emergência.

Essa afirmação está incorreta. Embora a ausência de assinatura e número de registro justifique a recusa em situações normais, em situações de urgência e emergência, o profissional de enfermagem deve priorizar a assistência ao paciente. Nessas situações, a questão da segurança do paciente prevalece, e são adotadas medidas provisórias que depois devem ser regularizadas.

Com base na análise acima, as afirmações I e II são as que estão de acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, justificando a resposta B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta correta é a   LETRA B  Apenas I e II são corretas.

I. O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade.  (CORRETA)

II. Negar declarações sobre o exercício profissional quando solicitado pelo Conselho Regional de Enfermagem é uma proibição prevista no Código.   (CORRETA)

Deixo uma Observação importante pra completar a alternativa II  - O Art 59  Descreve:  Negar, omitir informações ou emitir falsas declarações sobre o exercício profissional quando solicitado pelo Conselho Regional de Enfermagem. 

III. Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, na qual não conste a assinatura e o número de registro do profissional, é direito do profissional de Enfermagem, mesmo em situações de urgência e emergência.  (ERRADA)

COMENTÁRIO: Na alternativa III  " o erro consta APENAS  pela  não inclusão da  palavra:  "EXCETO"

Abraços a tds.

Ainda respondendo a questão.  o Codigo de Etica de enfermagem cita ainda nas PROIBIÇÕES

Art. 26 - Negar Assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência. Esse artigo  responde a alternatica II  ou seja  a alternativa erra ao dizer que mesmo em situações de urgência e emergência. o profissional tem o dever de zelar pela vida do seu cliente, em qualquer situação de risco para vida do mesmo.  

II. Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, na qual não conste a assinatura e o número de registro do profissional, é direito do profissional de Enfermagem, mesmo em situações de urgência e emergência.  (ERRADA)

Pode configurar como: omissão de socorro.   O  Profissional responde civilmente pelo ato praticado, se omitindo na prestação de soccorro ao paciente em eminente risco de morte. 

COMENTÁRIO: Na alternativa III  " o erro consta APENAS  pela  não inclusão da  palavra:  "EXCETO"

III - Não é um direito, sim um DEVER.

ATENÇÃO COM A IBFC:

I. O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade. - Neste caso, não é poderá e sim DEVERÁ recusar-se a executar prescrição de enfermagem e médica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade, segundo o art. 46 dos deveres;

II. Negar declarações sobre o exercício profissional quando solicitado pelo Conselho Regional de Enfermagem é uma proibição prevista no Código. - Correto- Art. 90 das proibições;

III. Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, na qual não conste a assinatura e o número de registro do profissional, é direito do profissional de Enfermagem, mesmo em situações de urgência e emergência. - ERRADO- É dever segundo o art. 46;

PS: No entanto a banca deu o item I como correto... vá entender!!!

Questão duvidosa, pois o profissional Deverá e não Poderar, pois no verbo poder ele tem decisão se escolha. ele Deverá se recusar

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo