Homem, 69 anos, trazido ao pronto atendimento com o relato ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088539 Medicina

Homem, 69 anos, trazido ao pronto atendimento com o relato de que há dez dias, aproximadamente, vem apresentando tosse seca, com piora nos últimos dias. Demonstra fraqueza e baixa aceitação alimentar associadas. Segundo o acompanhante, nas últimas 24 horas, o paciente começou a apresentar ideias confusas e evoluiu com sonolência. História pregressa de diabetes, hipertensão e etilismo; não faz uso de medicações. Sinais vitais: Pressão arterial: 80 x 40 mmHg; FC: 105 bpm; FR: 28 irm; temperatura axilar 37° C; saturação de oxigênio de 88% em ar ambiente. Ao exame: desidratado, hipocorado, acianótico, anictérico. Neurológico: sonolento, pupilas isofotorreagentes, sem sinais de meningismo. Ausculta cardíaca: ritmo regular, bulhas normofonéticas, sem sopros. Ausculta respiratória: murmúrio vesicular diminuído em base pulmonar direita, presença de roncos de transmissão difusos. Abdômen globoso, timpânico à percussão, ausência de massas palpáveis, sem sinais de peritonismo. Membros inferiores: edema 2+/4 bilateralmente, ausência de sinais de trombose venosa profunda, tempo de enchimento capilar > 5 segundos. Considerando o caso clínico hipotético, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Deve-se proceder com a ressuscitação volêmica do paciente, de preferência com soluções cristaloides, como o ringer lactato; porém, de forma cautelosa devido a esta solução aumentar consideravelmente o lactato sérico do paciente.


( ) Somente está indicada a prescrição de droga vasoativa após o término da ressuscitação volêmica com 30 ml/kg de solução cristaloide, estando associada à resolução mais rápida do quadro.


( ) Caso seja necessário proceder com a intubação orotraqueal deste paciente, a sequência rápida com fentanil e midazolan está associada a melhores desfechos, frente, por exemplo, à indução com etomidado.


A sequência está correta em 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B, que indica que todas as afirmativas são falsas. No caso apresentado, o paciente apresenta sinais de choque hipovolêmico, com pressão arterial baixa e taquicardia. Sendo assim, a ressuscitação volêmica com soluções cristaloides é indicada, mas não se deve utilizar oringer lactato, pois esta solução pode aumentar o lactato sérico do paciente. Além disso, a prescrição de drogas vasoativas não deve ser feita apenas após a ressuscitação volêmica, mas sim durante, para que se possa alcançar uma melhor perfusão tecidual. Quanto à intubação orotraqueal, não há evidências que demonstrem que a sequência rápida com fentanil e midazolam seja superior à indução com etomidato.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo