Sobre o manejo clínico desta paciente, analise as afirmativa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088542 Medicina
longa data e doença de Chagas, é trazida ao pronto-socorro devido a quadro de dispneia, que vem progredindo há vinte dias com intensa piora nas últimas 24 horas. Em tratamento irregular de suas comorbidades. Ao exame: PA: 185 x 105 mmHg; FC: 105 bpm; FR: 30 ipm; saturação de oxigênio 85% e ar ambiente; temperatura axilar: 36,8° C; sonolenta, respondendo somente ao estímulo doloroso. Ausculta cardíaca: ritmo irregular; BNF; sem sopros. Ausculta respiratória: MV diminuído globalmente; crepitação bilateral até terço médio; presença de turgência jugular; abdômen: plano, flácido, sem sinais de peritonismo. Membros inferiores edemaciados 3+/4; ausência de sinais de TVP. Realizado ECG que evidenciou: taquicardia atrial multifocal e sinais de sobrecarga de ventrículo esquerdo. 

Sobre o manejo clínico desta paciente, analise as afirmativas a seguir.


I. É adequada a redução da pressão arterial entre 20 a 25% na primeira hora, preferencialmente com um venodilatador venoso.


II. O quadro pode ser manejado com VNI, pois este método ventilatório diminui a pré e a pós-carga ventricular esquerda, melhorando, assim, o seu débito cardíaco.


III. Apresenta sinais clínicos de hipoxemia e deve receber suplementação de oxigênio com o objetivo de obter uma saturação necessariamente maior que 94%.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta um cenário clínico de uma paciente com quadro de insuficiência cardíaca aguda que tem como origem uma doença de Chagas não tratada adequadamente. Ela apresenta dispneia, edema nos membros inferiores, turgência jugular e hipertensão arterial, mostrando sinais de descompensação cardíaca. A resposta correta para o manejo clínico desta paciente é a alternativa A - I, que afirma a necessidade de redução da pressão arterial entre 20 a 25% na primeira hora, preferencialmente com um venodilatador venoso. Isso é, de fato, recomendado em casos de insuficiência cardíaca aguda com hipertensão arterial para reduzir a pós-carga e o esforço do coração, melhorando assim a condição hemodinâmica da paciente. As afirmativas II e III não estão corretas. A afirmativa II erra ao sugerir VNI (Ventilação Não Invasiva) como manejo, pois apesar dela melhorar a pré e pós-carga ventricular em alguns casos, a paciente apresenta sonolência, o que é uma contraindicação para VNI. A afirmativa III também erra ao dizer que a paciente deve ter sua saturação de oxigênio necessariamente maior que 94%. Em pacientes com insuficiência cardíaca, o objetivo é manter a saturação de O2 entre 90-94%, não necessariamente maior que 94% para evitar hiperoxia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo