Considere o texto sobre a desindustrialização no Brasil. A i...
A indústria de transformação é o setor econômico capaz de afetar as estruturas da sociedade tipicamente capitalista, promovendo diversificação, progresso técnico e aumento das bases de arrecadação do Estado. Destarte, desde o início dos anos 2000, o debate sobre a desindustrialização no Brasil tem motivado discussões para a compreensão das relações entre as dinâmicas do investimento, produção e comércio exterior no país. Considerando aspectos históricos e estruturais, a desindustrialização brasileira pode ser compreendida como a desarticulação do sistema econômico nacional que foi erigido no período de industrialização por substituição de importações. Essa desarticulação tem enfraquecido as conexões comerciais e produtivas entre os distintos compartimentos industriais, que conectavam distintas porções territoriais do país, levando a um esgarçamento do tecido produtivo. O agravamento da desindustrialização tem incorrido em destruição do parque produtivo nacional, que se manifesta por meio da redução da produção, bem como da aceleração da reprimarização da pauta exportadora.
SAMPAIO, D. Desindustrialização e a política nacional de desenvolvimento regional no Brasil: breves notas. In: IPEA. Boletim Regional, Urbano e Ambiental. Brasília, DF: Ipea, n. 17, jul.-dez. 2017, p.30. Adaptado.
Nesse contexto, uma decorrência do processo de desindustrialização é caracterizada pela situação econômica de
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos explorar essa questão e entender detalhadamente o tema da desindustrialização no Brasil. A alternativa correta é a Alternativa C.
A desindustrialização é um processo em que ocorre uma redução da participação da indústria no PIB e no emprego. No Brasil, esse fenômeno se acentuou desde o início dos anos 2000, afetando severamente a economia.
A questão aborda a desindustrialização como uma desarticulação do sistema econômico nacional. Esse processo resulta na redução da produção industrial e na substituição de produtos nacionais por importados, enfraquecendo as cadeias produtivas estabelecidas durante o período de industrialização por substituição de importações.
Vamos entender por que a Alternativa C é a correta:
Alternativa C: "Desarticulação das cadeias produtivas, com substituição do produto final pelo importado" - Esta alternativa está correta porque a desindustrialização no Brasil leva à desarticulação das cadeias produtivas. Isso significa que as conexões comerciais e produtivas entre diferentes setores industriais ficam fragilizadas, resultando na substituição dos produtos nacionais por produtos importados, um claro indicativo da desindustrialização.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: "Fortalecimento da inserção comercial externa, com expansão progressiva de arrecadação da receita pública" - Está incorreta porque a desindustrialização não fortalece a inserção comercial externa, ao contrário, enfraquece a indústria nacional, e a arrecadação pública não necessariamente aumenta em um cenário de desindustrialização.
Alternativa B: "Redução do gap tecnológico, com eficácia de políticas econômicas regionais de ciência e tecnologia" - Esta alternativa está incorreta porque a desindustrialização tende a aumentar o gap tecnológico, já que o país passa a depender mais de tecnologia importada e menos de desenvolvimento tecnológico nacional.
Alternativa D: "Enfraquecimento do setor externo como motor do crescimento, com exportações baseadas em recursos naturais" - Embora essa alternativa mencione um resultado verdadeiro da desindustrialização (a reprimarização da pauta exportadora), ela não aborda a questão da desarticulação das cadeias produtivas e a substituição de produtos nacionais por importados.
Alternativa E: "Reequilíbrio da demanda intrassetorial, com redução da capacidade de geração de emprego e renda" - Está incorreta porque a desindustrialização não leva a um reequilíbrio da demanda intrassetorial, mas sim a um desequilíbrio, com redução da capacidade de geração de emprego e renda na indústria.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
uma decorrência do processo de desindustrialização é
desarticulação das cadeias produtivas, com substituição do produto final pelo importado
A falta de indústria no país faz com que:
A) reduz a arrecadação pública
B) aumenta o gap tecnológico
C) gabarito, vamos ter que importar
D) fortalece o setor de exportação
E) desequilíbrio da demanda
Pense: Aqui no brasil se produz muito café, mas não tem indústria para transformar em cápsulas. Então o café precisa ir para algum país que tenha essa fábrica para colocar o café na cápsula, e então a gente importa o café encapsulado, pagando mais. Da mesma forma com outros comodities, como algodão, trigo, milho, soja, que precisam ir para outros países para serem transformados em roupas, alimentos, rações. Dessa forma, a gente acaba substituindo o produto final pelo importado, pois não temos a capacidade de transformar a nossa matéria prima no produto final, devido à desindustrialização do nosso país.
Gab. Letra C
A resposta também se encontrava nas entrelinhas do texto. Vejamos:
---> ...''Considerando aspectos históricos e estruturais, a desindustrialização brasileira pode ser compreendida como a desarticulação do sistema econômico nacional que foi erigido no período de industrialização por substituição de importações''.
---> ....''agravamento da desindustrialização tem incorrido em destruição do parque produtivo nacional, que se manifesta por meio da redução da produção, bem como da aceleração da reprimarização da pauta exportadora.''
O item C diz: desarticulação das cadeias produtivas, com substituição do produto final pelo importado
O “gap tecnológico” na desindustrialização no Brasil refere-se à lacuna entre o nível de desenvolvimento tecnológico do país e o de países mais industrializados.
Esse gap pode levar à desindustrialização, que é um processo onde a indústria de um país perde participação na economia em favor de serviços ou de uma economia baseada em recursos naturais.
No contexto brasileiro, a desindustrialização tem sido associada à desarticulação do sistema econômico nacional que foi construído durante o período de industrialização por substituição de importações. Isso resultou em uma redução da produção e do emprego industrial, bem como em uma aceleração da reprimarização da pauta exportadora.
Ou seja, o Brasil passou a exportar mais produtos primários em vez de produtos manufaturados.
A desindustrialização pode ser vista como um fenômeno negativo quando ocorre de forma precoce, sem que o país tenha alcançado um nível de desenvolvimento econômico avançado. No caso do Brasil, estudos sugerem que o país sofre de uma desindustrialização precoce, o que pode ter impactos negativos a longo prazo no desenvolvimento econômico e na capacidade de inovação do país.
Portanto, o “gap tecnológico” é um dos fatores que contribuem para a desindustrialização, pois indica que o país não está conseguindo acompanhar o avanço tecnológico global, o que enfraquece sua indústria e sua posição na economia mundial.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo